ORQUESTRA

Músicos da Filarmônica de Goiás serão recontratados em Março, diz governo

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), afirmou na manhã desta segunda-feira (14)…

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), afirmou na manhã desta segunda-feira (14) que o processo de contratação da OSC – organização social que vai gerir a Filarmônica de Goiás – estará pronto até o final de dezembro. Com isso, músicos que tiveram contratos suspensos em setembro serão recontratados.

O anúncio se deu após depois que os musicistas da orquestra organizaram um protesto na Praça Cívica no último domingo (13). Eles se apresentaram gratuitamente para quem passava pelo local, enquanto exibiam cartazes com mensagens como “Não ao desmonte da cultura de Goiás”.

(Foto: Reprodução TV Anhanguera)

Nas redes sociais, vários internautas compartilharam publicações com a hashtag #sosfilarmonicadegoias. “Primeiro foram os montadores, depois a equipe técnica, em seguida os músicos e finalmente o maestro. Desmontando silenciosamente!”, diz um comentário. “Não à extinção da Filarmônica de Goiás. Patrimônio do Estado!”, publicou outro no Twitter.

Na noite do último domingo (13) o ex-maestro da filarmônica, Neil Thomson, usou o Instagram para criticar a suspensão de contratos dos músicos. “Desde o final de setembro, 50 famílias estão sem salário, sem meios de subsistência”, escreveu Thomson. “O público goiano é o mais aberto e receptivo que já conheci!”, continuou o britânico.

“A democratização da música clássica foi um princípio fundamental da orquestra desde o início da minha gestão. A música clássica é frequentemente caracterizada como elitista, mas as coisas só são elitistas quando as pessoas não têm acesso a elas” publicou Neil.

“Somos a orquestra mais democrática do Brasil! Sempre tivemos uma conexão com o público com nossos projetos educacionais. A orquestra não pode parar. Somos uma parte vital da vida cultural. Os músicos têm se comportado com grande dignidade ao longo dessa terrível situação, mas agora é a hora de apoiá-los. A Orquestra do Coração do Brasil deve ter seu próprio coração restaurado”, concluiu o maestro.

Recontratação

Em setembro, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, agência gestora do Centro Cultural Oscar Niemeyer, explicou que os contratos dos integrantes da orquestra eram temporários, estavam vencidos e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) indeferiu o pedido de prorrogação por infringir a Constituição Federal. “A contratação de uma entidade para gerir a orquestra garante segurança jurídica para o Estado e para os músicos”, afirmou.

Em entrevista para o Bom Dia Goiás, da TV Anhanguera, na manhã desta segunda, Fabrício Amaral voltou a afirmar que os músicos serão recontratados em março de 2021.

“O processo de contratação da OSC teve início em agosto, mas isso tem regras legais e morosas mesmo, infelizmente não se monta uma OSC em dois ou três meses. A gente está correndo, com certeza a orquestra não vai acabar“, explicou.

O presidente da Goiás Turismo disse que ainda nesta segunda irá se reunir com os músicos da filarmônica para ver “toda as possibilidades possíveis para ajudá-los”.