Naiara Azevedo: Conselho de Enfermagem emite nota de repúdio à música ‘Boqueira’
O Conselho Regional de Enfermagem na Paraíba (Coren-PB) publicou uma nota de repúdio à música Boqueira,…
O Conselho Regional de Enfermagem na Paraíba (Coren-PB) publicou uma nota de repúdio à música Boqueira, interpretada pelas cantoras Gil Mendes e Naiara Azevedo. O documento foca nesta parte da letra da canção: “o meu desejo é que ele pegue uma boqueira / e que a rapariga não seja enfermeira”.
Boqueira é parte do DVD de Gil Mendes, Imagine Aí.
Segundo o Conselho, as artistas associaram a profissão a uma “imagem pejorativa”. O texto também sublinha que, com Boqueira, Naiara Azevedo e Gil Mendes, reforçam uma “cultura machista e misógina perpetrada no Brasil por muitos anos”.
[olho author=””]A letra da música reduz o trabalho realizado pelas profissionais de enfermagem, incitando o preconceito contra as enfermeiras. Não se pode admitir que, sob o manto da liberdade de expressão, as pessoas se utilizem deste tipo de manifestação de pensamento que ofende publicamente uma coletividade de mulheres enfermeiras[/olho]
O que dizem Naiara Azevedo e Gil Mendes?
No Instagram, Gil Mendes afirmou que ainda está “tentando entender tudo o que está acontecendo, vendo comentários, vendo a revolta, vendo até onde as pessoas vão com essa história”. A cantora pediu para que as pessoas ouçam e endentam a canção antes de julgar.
A artista afirmou ainda que entende a importância dos enfermeiros, tem amigos que escolheram esta profissão e que, inclusive, prestou vestibular para Enfermagem. “Jamais iria […] fazer uma coisa sabendo que a gente tem a internet, [jamais] eu iria gravar uma canção que fosse, no meu ponto de vista, tivesse agredindo vocês”, falou.
[olho author=””]”Quero me desculpar se foi isso que vocês entenderam. Eu não cantaria uma música que falasse de nenhuma profissão, rebaixando ninguém. Jamais eu nem Naiara [Azevedo] ou qualquer pessoa, se entendesse que era assim, não ia gravar”[/olho]
Naiara Azevedo se pronunciou através da assessoria de imprensa. Em nota enviada ao E+, a equipe da sertaneja afirmou que ela “foi apenas convidada” por Gil Mendes para gravar a faixa.
[olho author=””]Boqueira não é autoria de Naiara Azevedo e nem foi lançada pela cantora em questão[/olho]
Ouça Boqueira:
*com informações do Estadão