Netflix vai investir $45 milhões anuais em filmes franceses
Gigante do streaming irá investir 4% de sua receita anual feita na França no financiamento de filmes franceses e europeus
A Netflix assinou um acordo de três anos com as associações cinematográficas francesas para investir um mínimo de € 40 milhões (US$ 45 milhões) no financiamento de filmes franceses e europeus que serão lançados nos cinemas franceses.
A Netflix assinou anteriormente um pacto com as autoridades de transmissão da França para começar a investir 20% de suas receitas anuais em conteúdo francês, tanto séries quanto filmes, como parte de um decreto francês que resultou da implementação da Diretiva de Serviços de Mídia Audiovisual (Avms).
O acordo histórico de terça-feira fará com que a Netflix invista 4% de sua receita anual feita na França no financiamento de filmes franceses e europeus, com pelo menos 30 milhões de euros investidos em filmes em francês. Todos esses longas irão estrear nos cinemas franceses e serão lançados na Netflix 15 meses depois. A Netflix terá uma janela exclusiva desses filmes por um período de sete meses.
O pacto também prevê filmes de baixo orçamento. Ele apresenta uma cláusula de diversidade segundo a qual a Netflix terá que dedicar pelo menos 17% dos € 40 milhões ao financiamento de filmes em língua francesa com um orçamento inferior a € 4 milhões. O streamer precisará investir em um mínimo de 10 filmes na fase de pré-financiamento, ou seja, o mais tardar no início da fotografia principal.
Até o momento, a Netflix é o primeiro e único serviço de streaming a assinar este acordo com organizações cinematográficas francesas, BLIC (Bureau de liaison des Industries Cinématographiques), BLOC (Bureau de liaison des Organizations du Cinema) e ARP (Société civile des auteurs réalisateurs producteurs). ). A França também é o único país da Europa que assinou o acordo com a Netflix ou qualquer outra plataforma.
Anteriormente, o streamer teve que esperar 36 meses para acessar os filmes que são lançados nos cinemas na França e espera que a atual janela de 15 meses seja reduzida nos próximos três anos.
As rígidas regras de exibição na França impediram a Netflix de estrear mundialmente seus filmes em competição em Cannes, já que o festival exige que todos os filmes concorrentes tenham um lançamento nos cinemas da França.