Nicole Kidman vai receber prêmio pela carreira do American Film Institute (AFI)
AFI Life Achievement Award é uma tradição em Hollywood realizado anualmente para honrar grandes profissionais da indústria cinematográfica
Nicole Kidman vai receber o Prêmio AFI Life Achievement 2023 em homenagem à sua carreira no cinema e na televisão, anunciou o American Film Institute. A vencedora do Oscar e do Emmy receberá o prêmio na homenagem de gala anual do Instituto, marcada para 10 de junho do ano que vem. Kidman é o primeiro ator (entre homens e mulheres) australiano a receber a homenagem e o 49º na história do prêmio.
“Nicole Kidman encantou o público por décadas com a ousadia de sua arte e o glamour de um ícone da tela”, disse Kathleen Kennedy, presidente do Conselho de Administração da AFI, em um comunicado. “Ela é uma força corajosa em suas escolhas e ousada em cada performance. A AFI tem a honra de presenteá-la com o 49º Prêmio AFI Life Achievement.”
Kidman é cinco vezes indicada ao Oscar e vencedora de Melhor Atriz por “As Horas” de 2002, no qual ela teve uma atuação poderosa como Virginia Woolf. Fora isso, ela foi indicada por “Moulin Rouge!”, “Reencontrando a Felicidade”, “Lion” e “Apresentando os Ricardos” do ano passado, onde interpretou Lucille Ball em uma façanha de elenco que muitos duvidavam, mas que acabou se mostrando bem-sucedida. Ela ganhou um Primetime Emmy em 2017 de Melhor Atriz Principal em Minissérie por “Big Little Lies”, interpretando a problemática dona de casa de Monterey, Celeste Wright. Ela também ganhou um Emmy por produzir a série para a HBO.
Como observa a AFI, Kidman ganhou reputação por seu talento extraordinário, compromisso com seu ofício e desejo de trabalhar com cineastas autorais, incluindo Jane Campion, Sofia Coppola, Baz Luhrmann, Anthony Minghella, Sydney Pollack, Lars von Trier e Stanley Kubrick. Ela cofundou sua produtora Blossom Films em 2010 e mantém uma produção prolífica no cinema e na televisão, aparecendo mais recentemente nas séries “The Undoing” e “Nine Perfect Strangers” e no épico viking “O Homem do Norte”. Outros créditos incluem suas performances de destaque em “Dias de Trovão” e “Os Outros”, “O Escândalo”, “O Sacríficio do Cervo Sagrado”, “Obsessão”, “Cold Mountain”, “Dogville”, “Aquaman” e outros.