ENTREVISTA

“O segredo é amar o que faz”, diz DJ Marlboro, prestes a completar 50 anos de carreira

Artista relembra trajetória e comenta sobre como a profissão era desvalorizada no passado

Na noite do último domingo (7), DJ Marlboro foi a grande atração do Flashback Noroeste, realizado na Praça da Feira do Setor Morada do Sol, em Goiânia. Aos 67 anos de idade, o pioneiro do funk brasileiro reuniu quase cinco mil pessoas, que dançaram ao som de músicas animadas que marcaram várias gerações.

Com uma carreira de 47 anos, Fernando Luís Mattos da Matta, conhecido como DJ Marlboro, conversou exclusivamente com o Mais Goiás sobre sua trajetória. “Comecei tocando no aniversário de 15 anos de uma prima minha. Depois, toquei no aniversário de 15 anos da filha dela. Mais tarde, toquei no aniversário de 15 anos da neta dela. Agora, estou esperando a minha neta completar 15 anos para fazer isso de novo”, relembrou o artista com bom humor.

Questionado sobre o segredo para manter uma carreira sólida, o DJ foi claro em sua resposta: “O segredo é amar o que se faz. Quando você ama, não se cansa, não desiste. Você luta, insiste, tem disposição. Quando se trabalha apenas pelo dinheiro, sem vocação, qualquer sacrifício parece grande demais. Trabalhar por amor elimina essas queixas. Tudo se torna prazeroso. Acredito que é isso que faz as pessoas terem sucesso por tanto tempo, fazendo o que amam. Recomendo a todos fazerem o que amam. Isso é fundamental para o sucesso.”

Ao relembrar os primeiros anos de sua carreira, DJ Marlboro mencionou as dificuldades e a discriminação que a profissão enfrentava. Apesar do tom sério, ele abordou o assunto de maneira humorada: “Se você namorasse uma garota e dissesse ao pai dela que seria DJ, ele te expulsava na hora”, brincou.

Após muita persistência e amor pela profissão, DJ Marlboro observa que as coisas mudaram significativamente. Ele destaca que hoje os DJs têm reconhecimento internacional, status e se destacam.

Das festas de 15 anos para o mundo

Profissionalizado na área, Marlboro ganhou reconhecimento nacional ao vencer o Campeonato Brasileiro de DJs em 1989. Ao longo dos anos, levou o funk brasileiro para diversos países, como Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Eslovênia, Países Baixos, Colômbia, entre outros.

Além de agitar as noites, Marlboro atua como produtor musical, impulsionando a carreira de vários artistas. Ele também é editor, colunista, apresentador, entre outras funções.

Na tela, o DJ participou de filmes, videoclipes e minisséries. Sua trajetória foi registrada em livros renomados e ele lançou dois livros de sua própria autoria.

Lançamentos

Ao Mais Goiás, DJ Marlboro revelou que a novidades não param. Segundo ele, muitos lançamentos estão por vir. Além disso, Felipe informou que existem dois novos trabalhos já disponíveis nas plataformas musicais.