Negócios

‘O Senhor dos Anéis’: Direitos autorais das obras de Tolkien são vendidos para empresa de games Embracer

A Middle Earth Enterprises, empresa que detém todos os direitos legais das obras de J.R.R.…

A Middle Earth Enterprises, empresa que detém todos os direitos legais das obras de J.R.R. Tolkien, incluindo “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” e muitos outros, foi vendida para o conglomerado Embracer, empresa sueca de games.

Os direitos incluem filmes, livros, produções teatrais, videogames, parques temáticos e mercadorias nas obras literárias mais famosas de Tolkein – “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” – bem como “direitos correspondentes” em outras obras literárias relacionadas à Terra Média e autorizados pelo Tolkien Estate e HarperCollins, principalmente “O Silmarillion” e “The Unfinished Tales of Numenor and Middle-Earth”, duas compilações que foram publicadas após a morte do escritor em 1973.

Em fevereiro deste ano, a Variety revelou que o proprietário anterior da iddle Earth Enterprises, a Saul Zaentz Co., estava querendo vender.

Os direitos, que serão alojados em uma subsidiária chamada Embracer Freemode, foram vendidos por um valor não revelado, mas as estimativas de pré-venda sugeriam que o valor das propriedades era de pelo menos US$ 2 bilhões.

Inicialmente, esperava-se que uma empresa de Hollywood fosse comprar a Middle Earth Enterprises, com a Amazon sendo o concorrente mais provável, já que está prestes a lançar a série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”. Em vez disso, o conglomerado com sede em Karlstad, na Suécia – que já detém uma licença para publicar jogos de tabuleiro e jogos de cartas baseados em “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” sob a subsidiária Asmodee Group – saiu vitorioso.

O ACF Investment Bank assessorou a Saul Zaentz Co. na venda.

Esta é a segunda aquisição de alto nível nos últimos 12 meses para a Embracer, cujo principal negócio é fazer jogos para PC e console, depois de comprar a empresa de quadrinhos independente Dark Horse – editora de “Hellboy”, “The Umbrella Academy” e centenas de outros títulos familiares – em dezembro de 2021 por um valor também não divulgado.