Assédio

Oh Yeong-su, de ‘Round 6’, é acusado de assédio sexual

Ator nega as acusações

(Foto: Netflix)

Oh Yeong-su, o ator coreano que recentemente ganhou um Globo de Ouro por sua atuação na série de sucesso “Round 6”, da Netflix, foi indiciado por acusações de assédio sexual. Ele foi solto sem detenção.

Promotores em Suwon, perto de Seul, revelaram na sexta-feira que haviam acusado Oh um dia antes. O ator, de 78 anos, é acusado de ter tocado inapropriadamente o corpo de uma mulher em meados de 2017.

A suposta vítima apresentou uma queixa contra Oh em dezembro do ano passado. As autoridades encerraram o caso em abril, mas o reabriram novamente a pedido da vítima, informa a agência de notícias Yonhap. Questionado pelos promotores, Oh negou as acusações.

Em uma declaração que Oh compartilhou com a emissora coreana JTBC, o ator disse: “Eu apenas segurei a mão dela para guiar o caminho ao redor do lago. Pedi desculpas porque [a pessoa] disse que não faria alarido sobre isso, mas isso não significa que eu admito as acusações.”

A agência de notícias AFP citou um oficial do tribunal de Suwon dizendo que “tudo relatado pela mídia local não é factualmente correto”.

Oh nasceu em 1944 em Kaesong, agora parte da Coreia do Norte, e se mudou com sua família para o Sul controlado pelos Estados Unidos depois que o paralelo 38 se tornou uma linha divisória e antes da guerra intercoreana.

Ele começou a atuar profissionalmente em 1967 e passou a maior parte de sua carreira no teatro. Em 2013, ele alegou ter atuado em mais de 200 produções teatrais, incluindo adaptações coreanas de “Uma Rua Chamado Desejo” e “Fausto” de Goethe.

Antes de “Round 6”, o papel mais conhecido de Oh no cinema foi como o velho monge no premiado “Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera” de Kim Ki-duk.