‘Onde Está Mariana?’: atriz goiana assina série cinematográfica sobre feminicídio, apadrinhada por Cleo Pires
Segundo um levantamento de 2016 do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos…
Segundo um levantamento de 2016 do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de Feminicídio. Foi da vontade de criar conteúdo relevante sobre o tema que surgiu Onde Está Mariana?, série cinematográfica assinada pela atriz goiana Caroline Fernandez. O projeto foi abraçado e apadrinhado por Cleo Pires.
A série tem cinco episódios, que serão exibidos no perfil oficial da atriz global no Instagram a partir desta quarta-feira (2). O material será exibido para os mais de 11 milhões de seguidores. “A ideia inicial era postar o conteúdo nas nossas contas pessoais. Nunca imaginei que o projeto se tornaria uma série cinematográfica”, afirmou Caroline Fernandez ao Mais Goiás.
“O Onde Está Mariana? surgiu durante uma reunião com a também atriz Tamiha”, explicou. “Quando apresentamos a ideia para o Diego Timbó, ele, que já desenvolve outro projeto com a Cleo, mostrou nossa proposta a ela, que o abraçou no mesmo instante, devido à relevância do conteúdo”, completou.
O roteiro é assinado por Beatriz Rhaddou, Cláudio Simões e colaboração Matheus Chatack e a filmmaker é Jessica Teleze. Ao todo, a série demorou nove meses para ficar pronta. E a escolha de exibir no Instagram é bem direta, segundo a goiana:
[olho author=””]Hoje esta rede social é uma das plataformas mais acessadas. Atingiu um bilhão de contas ativas recentemente e 42% da população brasileira tem o costume de assistir a vídeos na rede. Eu acredito que o IGTV é o futuro da teledramaturgia.[/olho]
O objetivo, sublinhou Caroline, é fazer dramaturgia agregando causas sociais que, segundo ela, necessitam ser discutidas. “Principalmente para alertar a sociedade do risco de morte que as mulheres correm todos os dias”, pontuou.
A mulher na sociedade
O roteiro de Onde Está Mariana? gira em torno de cinco mulheres. A protagonista é interpretada por MC Rebecca, uma jovem bissexual, cuja orientação sexual traz conflitos com a família e consigo mesma. Caroline dá vida a Paula, namorada de Mariana.
A rapper King será a irmã de Mariana e Vilma Melo, que recebeu o Prêmio Shell de Teatro, será a mãe das duas. Tamiha viverá uma amiga da protagonista.
O elenco também tem Valesca Popozuda, que interpreta Fabíola, uma mulher que sofre com a violência do companheiro. Estas histórias têm o intuito de debater a forma como a sociedade aborda a violência contra a mulher e ainda o papel da mulher perante a sociedade.
“A mulher tem alcançado, aos poucos, lugares de relevância na sociedade”, opinou Fernandez. “Principalmente após começar a ocupar tanto os cargos públicos quanto privados. Isso tem mudado seu papel social, que até então era imposto pela cultura patriarcalista e machista”, completou.
Segundo a atriz, os papéis da mulher eram bem definidos: “tomar conta da casa e dos filhos enquanto o marido vai trabalhar fora”. Hoje, comemorou Fernandez, elas têm mais voz e estão se tornando mais independentes.
Caroline, entretanto, pondera que “a caminhada ainda é grande” e que “ainda há muita desigualdade” no trabalho do homem e da mulher. Ela cita a diferença salarial entre os sexos e que, mesmo trabalhando fora, a mulher ainda é a única a fazer serviços domésticos. “Entre vários aspectos, é isso que devemos mudar”, analisou.
Onde Está Mariana? foi começar com o pé direito
Esta é a estreia de Fernandez no cinema. Não apenas por isso, Onde Está Mariana? marcou a atriz goiana. Segundo contou, o projeto agregou-lhe valores e fez-lhe refletir. “Foi uma experiência incrível. Fazer arte é a paixão da minha vida e adicionar um propósito a isso tornou tudo ainda mais especial. Cresci muito com a série”, sublinhou.
Há novos roteiros à vista. A goiana, entretanto, ainda não pode divulgá-los.