Cinema

‘Oppenheimer’: Cillian Murphy vai estrelar o próximo filme de Christopher Nolan

Murphy será J. Robert Oppenheimer, físico norte-americano que é considerado 'o pai da bomba atômica'

(Foto: Divulgação)

Cillian Murphy vai interpretar J. Robert Oppenheimer, o físico americano cujo papel no comando do Laboratório de Los Alamos e envolvimento no Projeto Manhattan o levou a ser apelidado de “pai da bomba atômica”. A estrela de “Peaky Blinders” foi confirmada para assumir o papel-título em “Oppenheimer”, o próximo épico histórico dirigido por Christopher Nolan. Os dois são colaboradores de longa data, já trabalharam juntos anteriormente em “Trilogia Batman – O Cavaleiro das Trevas”, “A Origem” e “Dunkirk”.

A Universal Pictures irá produzir o filme de US $ 100 milhões depois de ganhar os direitos em uma guerra de lances febril que também viu nomes como Paramount, Sony e Warner Bros. A Warner lançou quase todos os filmes de Nolan, mas seu relacionamento ficou tenso depois que o cineasta criticou a decisão da empresa de lançar toda a sua lista de 2021 simultaneamente nos cinemas e no HBO Max como uma concessão à COVID. Seu longa mais recente, “Tenet”, não fazia parte do acordo do HBO Max.

“Oppenheimer”, como “Dunkirk” e “O Cavaleiro das Trevas”, será filmado com câmeras IMAX. A Universal Pictures distribuirá “Oppenheimer” nos cinemas em todo o mundo e o filme ganhou data de lançamento para 21 de julho de 2023 nos EUA.

O filme foi escrito por Nolan e será produzido por Emma Thomas, Charles Roven e o próprio Nolan. O projeto será baseado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer, “American Prometheus: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer” de Kai Bird e Martin J. Sherwin. A produção começará no início de 2022. Embora Oppenheimer tenha desempenhado um papel fundamental na criação de armas atômicas, mais tarde ele passou a ter sentimentos complicados sobre seu poder mortal. Ele fez lobby pelo controle internacional da energia nuclear e se opôs à criação da bomba de hidrogênio ainda mais destrutiva.