‘Os Anéis do Poder’: Peter Jackson diz que Amazon não retornou contato para série de ‘O Senhor dos Anéis’
A série estreia no Amazon Prime Vídeo em 2 de setembro de 2022
Peter Jackson falou recentemente sobre a série de TV, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” da Amazon Prime.
O diretor vencedor do Oscar por “O Senhor dos Anéis” e responsável também pela trilogia “O Hobbit” revela que o estúdio pediu que ele se envolvesse com sua próxima série de mega orçamento “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” e prometeu enviar-lhe roteiros – mas depois nunca mais o contatou novamente.
“Eles me perguntaram se eu queria estar envolvido – [o escritor e produtor Fran Walsh] e eu – e eu disse: ‘Essa é uma pergunta impossível de responder sem ver um roteiro'”, lembrou Jackson a Scott Feinberg no The Hollywood Reporter’s Awards Chatter podcast. “Então eles disseram: ‘Assim que conseguirmos os primeiros dois roteiros, nós os enviaremos para você’. E os roteiros nunca apareceram. Essa é a última coisa que ouvi, o que é bom. Nada de reclamações.”
Em um próximo podcast do The Business, conversando com Kim Masters, do The Hollywood Reporter, o cineasta ecoa a anedota e a expressa de maneira um pouco diferente, mas faz o mesmo ponto: “Cerca de quatro, cinco anos atrás, eles perguntaram se eu estaria interessado nela,” ele diz. “Então eu disse: ‘Você já tem os roteiros?’ Porque eu sei como os roteiros eram difíceis de escrever para os filmes, e eu não conhecia as pessoas que escreviam seus roteiros. Eles disseram: ‘Ah, não, ainda não recebemos os scripts, mas assim que tivermos, enviaremos os scripts.’ Então eu estava esperando os scripts chegarem, e eles nunca chegaram.”
Ainda assim, Jackson enfatizou que não guarda ressentimentos em relação à série da Amazon e está ansioso para assisti-la como fã da franquia.
“Vou assistir”, diz. “Eu não sou o tipo de cara que deseja má vontade. Fazer cinema já é difícil o suficiente. Se alguém faz um bom filme ou programa de TV, é algo para comemorar. A única coisa pela qual estou ansioso é realmente vê-lo como um espectador perfeitamente neutro.” Jackson acrescenta que a Amazon está “apostando a fazenda em Tolkien”, dado seu enorme orçamento de meio bilhão de dólares para a temporada de estreia do programa.
A Amazon Studios respondeu aos comentários de Jackson com a seguinte declaração: “Ao buscar os direitos do nosso show, fomos obrigados a manter a série distinta e separada dos filmes. Temos o maior respeito pelos filmes de Peter Jackson e O Senhor dos Anéis e estamos entusiasmados por ele estar ansioso para assistir Os Anéis do Poder”.
Fontes próximas ao projeto descrevem uma história complicada e delicada da situação. Primeiro, que o estúdio tem grande consideração por Jackson, e que os showrunners de ‘Os Anéis do Poder’, J.D. Payne e Patrick McKay, tentaram em particular fazer propostas para o cineasta. Mas, como a declaração sugere, também havia preocupações legais sobre manter os filmes (que são de propriedade da Warner Bros.) e o programa de TV separados. Também houve mudanças executivas durante o período em questão, com a ex-chefe de programação de gênero Sharon Tal Yguado – que uma fonte descreveu como defensora de atrair Jackson para o projeto – deixando a empresa em 2019. Talvez ainda mais crucial, fontes dizem que os responsáveis pelo espólio de Tolkien eram contra ter Jackson a bordo. Isso não deveria ser surpreendente, já que o espólio não teve envolvimento com seus filmes e Christopher Tolkien já havia criticado a trilogia na imprensa por “eviscerar” os livros de seu pai, alegando que eles transformaram seus romances em filmes de ação para jovens que carecem de “beleza” e seriedade.” Mas o espólio está envolvido com a série – a Amazon pagou ao espólio surpreendentes US $ 250 milhões pelos direitos de fazer o programa.