Oscar 2020: Confira os ganhadores da premiação deste ano
'Parasita' foi a grande surpresa da noite, levando quatro estatuetas, incluindo a de Melhor Filme
Com performance musical de abertura com a cantora e atriz Janelle Monáe, aconteceu na noite deste domingo (9) a 92ª cerimônia de premiação do Oscar.
A solenidade já começou com uma das categorias mais esperadas. Brad Pitt foi primeiro premiado da noite, ganhando a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Era Uma Vez … em Hollywood. O ator também ganhou, neste ano, os prêmios Globo de Ouro, Bafta, Screen Actors Guild, Critics’ Choice Award, National Society of Film Critics e AACTA na mesma categoria.
A premiação seguiu com algumas surpresas, já que os favoritos Coringa, O Irlandês, 1917 e Era Uma Vez … em Hollywood não se destacaram em tantas categorias, mesmo tendo no mínimo dez indicações cada.
Já Parasita, da Coreia do Sul, assinado por Bong Joon Ho, se destacou, levando prêmios até mesmo em categorias que não era considerado favorito, incluindo na de Melhor Filme. O longa é agora o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar na categoria, entrando para a história do Oscar.
Confira a lista com os ganhadores do Oscar 2020:
Melhor Filme
Parasita – Kwak Sin Ae e Bong Joon Ho
Melhor Ator
Joaquin Phoenix – Coringa
Melhor Atriz
Renée Zellweger – Judy: Muito Além do Arco-Íris
Melhor Ator Coadjuvante
Brad Pitt – Era Uma Vez … em Hollywood
Melhor Atriz Coadjuvante
Laura Dern – História de um Casamento
Melhor Animação
Melhor Direção
Bong Joon Ho – Parasita
Melhor Fotografia
Roger Deakins – 1917
Melhor Figurino
Jacqueline Durran – Adoráveis Mulheres
Melhor Documentário
Indústria Americana
Melhor Documentário em Curta-Metragem
Learning to Skateboard In a Warzone (If You’re A Girl)
Melhor Edição
Michael McCusker e Andrew Buckland – Ford vs. Ferrari
Melhor Filme Internacional
Melhor Cabelo e Maquiagem
Kazu Hiro, Anne Morgan e Vivian Baker – O Escândalo
Melhor Trilha Sonora Original
Hildur Guðnadóttir – Coringa
Melhor Canção Original
Elton John e Bernie Taupin – Rocketman
Melhores Efeitos Visuais
Greg Buttler, Dominic Tuohy e Guillaume Rocheron – 1917
Melhor Design de Produção
Barbara Ling e Nancy Haigh – Era Uma Vez … em Hollywood
Melhor Curta Animado
Hair Love
Melhor Curta-Metragem
The Neighbor’s Window
Melhor Edição de Som
Donald Sylvester – Ford vs Ferrari
Melhor Mixagem de Som
Mark Taylor e Stuart Wilson – 1917
Melhor Roteiro Original
Bong Joon Ho e Han Jin Won – Parasita
Melhor Roteiro Adaptado
Participações
Em uma noite sem nenhum apresentador, passaram pelo palco diversas celebridades para anunciar as atrações e os vencedores das 24 categorias.
Participaram da cerimônia estrelas como Steve Martin, Chris Rock, Regina King, Mindy Kaling, Josh Gad, Diane Keaton, Keanu Reeves, Natalie Portman, Shia LaBeouf, Kristen Wiig, Maya Rudolph, Mark Ruffalo, Mahershala Ali, Salma Hayek, Julia Louis-Dreyfus, Will Ferrell, Tom Hanks, Ray Romano, Sandra Oh, Sigourney Weaver, Gal Gadot, Penélope Cruz, Brie Larson, Steven Spielberg, Olivia Colman, Remi Malek e Jane Fonda.
A atriz e cantora Idina Menzel, que dá voz à personagem Elsa, também apresentou um número durante a solenidade. Ao lado de dubladoras de outros países da mesma personagem, cantou a música Into the Unknown, de Frozen 2, indicada ao Oscar de Melhor Canção Original. Como de praxe, todas as canções indicadas na categoria foram apresentadas.
Ainda sobre música, o rapper Eminem se apresentou de surpresa, cantando Lose Yourself, música que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original pelo filme 8 Mile, em 2003. O número introduziu as categorias Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
A cantora Billie Eilish e o irmão, Finneas, fizeram uma perfomance especial em homanagem aos falecidos da indústria do cinema.
Netflix
Duas produções da Netflix receberam premiações. História de um Casamento levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pela performance de Laura Dern. Indústria Americana foi reconhecido como Melhor Documentário, concorrendo com outros quatro títulos, incluindo o brasileiro Democracia em Vertigem.
Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, o filme Dois Papas, também produção original da plataforma, indicado em três categorias, não ganhou nenhuma estatueta.
O Irlandês, também da plataforma de streaming, era um dos favoritos da noite – com 10 indicações – , mas saiu sem nenhum prêmio.