Oscar 2021 | Frances McDormand é a primeira mulher a ganhar como Melhor Filme e Atriz pelo mesmo projeto
Além de levar o Oscar de Melhor Atriz, McDormand é produtora de "Nomadland", que foi escolhido como Melhor Filme da cerimônia
Depois de uma temporada de premiações polêmica em que suas colegas indicadas levaram a dianteira nas apostas para ganhar o Oscar, a produtora e protagonista de “Nomadland” saiu vitoriosa ao levar o prêmio de Melhor Atriz – seu terceiro Oscar na categoria – e de Melhor Filme na cerimônia de domingo à noite.
Ela é agora a atriz viva mais condecorada no Oscar (três troféus de atuação e um de Melhor Filme), e a primeira mulher a ganhar Melhor Atriz e Melhor Filme (como produtora de “Nomadland”) pelo mesmo projeto. Sua contagem total é de quatro – mais do que qualquer outra atriz viva. A única outra atriz com quatro Oscars continua sendo Katharine Hepburn (mas todos de atuação), que morreu em 2003.
“Não tenho palavras. Minha voz está na minha espada”, disse ela em seu discurso de aceitação, parafraseando Macbeth – uma adaptação da qual ela em breve vai estrelar ao lado de Denzel Washington. “Nós sabemos que a espada é nosso trabalho e eu gosto de trabalhar. Obrigado por saber disso, e obrigado por isso.”
A atriz de 63 anos ganhou de favoritos como Carey Mulligan (Bela Vingança) e Viola Davis (A Voz Suprema do Blues). As outras indicadas na categoria foram Andra Day (Estados Unidos vs. Billie Holiday) e Vanessa Kirby (Pieces of a Woman).
“Meu momento mais feliz esta noite foi quando Fran venceu”, disse a diretora de “Nomadland”, Chloé Zhao (que se tornou a primeira mulher asiática (e a primeira mulher negra em geral) a ganhar como Melhor Diretor) sobre a vitória de McDormand na sala de imprensa do Oscar na noite de domingo.
“Acho que às vezes as pessoas podem não saber o que ela fez lá, como produtora e atriz – quão aberta e vulnerável ela tem sido e o quanto ela me ajudou a fazer este filme e ajudou todos os nômades a se sentirem confortáveis no set. Ela realmente é a Nomadland, e estou muito feliz por ela ter recebido esse prêmio.”