Oscar 2021 | Youn Yun-jung é a primeira atriz coreana a ganhar o Oscar
A celebrada atriz coreana Youn Yun-jung ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante na última…
A celebrada atriz coreana Youn Yun-jung ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante na última noite de domingo por seu papel no filme “Minari”, o drama semi-autobiográfico dirigido por Lee Isaac Chung sobre uma família que se muda para a zona rural de Arkansas na década de 1980 para começar uma fazenda. Youn fez história como a segunda mulher asiática e a primeira coreana a ganhar um prêmio de atuação no Oscar.
Recebendo o prêmio de Brad Pitt, cuja empresa Plan B foi produtora de “Minari”, Youn começou seu discurso chamando de brincadeira a ausência de Pitt no set. “Finalmente,” ela disse. “É uma honra conhecê-lo.”
Injetando algum humor muito necessário na cerimônia de três horas de duração, Youn distribuiu vários outros golpes em seu discurso. “Não acredito que estou aqui”, disse ela. “OK. Deixe-me me recompor. ”
“Como você sabe, eu sou da Coreia. Na verdade, meu nome é Yuh-Jung Youn. A maioria dos europeus me chama de Yuh Youn e alguns deles me chamam de Yuh-Jung. Mas esta noite, todos vocês estão perdoados ”, disse ela.
Ela também elogiou seus colegas indicados: Maria Bakalova por “Borat Fita de Cinema Seguinte”, Glenn Close por “Era Uma Vez Um Sonho”, Olivia Colman por “Meu Pai” e Amanda Seyfried por “Mank”.
“Não acredito em competição”, disse Youn. “Como posso vencer da Glenn Close?”
“Todos os indicados, cinco indicados, fomos os vencedores em diferentes filmes. Desempenhamos papéis diferentes – portanto, não podemos competir uns contra os outros ”, disse Youn. “Esta noite, estou aqui, só tenho um pouco mais de sorte, acho, talvez. Eu tenho mais sorte do que você. E também talvez seja a hospitalidade americana para o ator coreano? Não tenho certeza.”
Ela concluiu seu discurso agradecendo a seus meninos “que me fizeram sair e trabalhar”.
“Este é o resultado,” disse Youn, segurando sua estatueta de ouro. “Porque a mamãe trabalhou tão duro.”
Youn, de 73 anos, cuja carreira no cinema e na televisão se estende por mais de 40, foi apresentada a novos públicos nos Estados Unidos por meio de sua atuação como a avó maluca e pouco ortodoxa – que adora refrigerante amarelo-iluminador – em “Minari”. Sua fama fora do país levou alguns a apelidá-la de “Meryl Streep da Coreia do Sul”. Embora lisonjeada, Youn rejeitou essas comparações.
“Eu sou apenas uma atriz coreana na Coréia”, disse ela à Associated Press. “Meu nome é Yuh-Jung Youn. Então eu gosto de ser eu mesmo. ”