Premiação

Oscar 2022: Academia revela que Will Smith se recusou a deixar cerimônia

Medidas disciplinares contra o ator estão sendo analisadas pelos governadores da Academia

(Foto: Divulgação)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas iniciou nesta quarta-feira um “processo disciplinar” contra Will Smith por seu comportamento no Oscar e revelou que Smith foi convidado a deixar o show, mas se recusou a fazê-lo depois de dar um tapa em Chris Rock no palco durante a cerimônia.

As ações do ator violaram os Padrões de Conduta da Academia, “incluindo contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometer a integridade da Academia”, de acordo com um comunicado divulgado após uma reunião do Conselho de Governadores. Smith pode enfrentar suspensão, expulsão ou outras sanções se o conselho decidir agir na próxima reunião marcada para 18 de abril, disse o comunicado.

Além disso, Smith receberá um aviso prévio de votação de 15 dias, bem como uma oportunidade de ser ouvido por resposta por escrito com antecedência.

“As coisas se desenrolaram de uma maneira que não poderíamos ter previsto”, disse a Academia. “Embora gostaríamos de esclarecer que o Sr. Smith foi convidado a deixar a cerimônia e recusou, também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de maneira diferente.”

A declaração não forneceu detalhes sobre quem pediu a Smith para sair. O Hollywood Reporter entrou em contato com ele para comentar. A Academia também pediu desculpas diretamente ao Rock no comunicado, bem como aos indicados, convidados e espectadores.

Veja abaixo o comunicado completo da Academia.

O Conselho de Governadores iniciou hoje um processo disciplinar contra o Sr. Smith por violações dos Padrões de Conduta da Academia, incluindo contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia.

De acordo com os Padrões de Conduta da Academia, bem como com a lei da Califórnia, o Sr. Smith está recebendo um aviso de votação com pelo menos 15 dias de antecedência sobre suas violações e sanções, e a oportunidade de ser ouvido antecipadamente por meio de uma resposta por escrito. Na próxima reunião do conselho em 18 de abril, a Academia poderá tomar qualquer medida disciplinar, que pode incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos Estatutos e Padrões de Conduta.

As ações de Smith no 94º Oscar foram um evento profundamente chocante e traumático para testemunhar pessoalmente e na televisão. Sr. Rock, pedimos desculpas pelo que você experimentou em nosso palco e agradecemos por sua resiliência naquele momento. Também pedimos desculpas aos nossos indicados, convidados e espectadores pelo que aconteceu durante o que deveria ter sido um evento comemorativo.