Oscar 2022: Apostas de Matthew Vilela (quem ganha e quem deveria ganhar)
O Oscar 2022 acontece neste domingo, dia 27, à partir das 21h no canal TNT.…
O Oscar 2022 acontece neste domingo, dia 27, à partir das 21h no canal TNT.
Aprovetei o momento para criar a minha lista de quem acredito que irá levar e de quem estou torcendo para ganhar a estatueta dourada.
Obs: Ainda não consegui assistir aos documentários e curtas-metragens, portanto, não os coloquei na lista.
MELHOR FILME
MINHA APOSTA: “No Ritmo do Coração”
MINHA TORCIDA: “Amor, Sublime Amor” ou “Ataque dos Cães” ou “Drive My Car”
Ficarei muito feliz com a vitória de “Amor, Sublime Amor”, “Ataque dos Cães” ou “Drive My Car”, os únicos filmes desta lista que conseguiram falar profundamente comigo e serem marcantes. Fora as indicações vergonhosas para o fraquíssimos “Não Olhe Para Cima” e “O Beco do Pesadelo”, o restante são obras decentes e competentes mas nem de longe dignas do maior prêmio da noite.
- Belfast
- No Ritmo do Coração
- Não Olhe Para Cima
- Drive My Car
- Duna
- King Richard – Criando Campeãs
- Licorize Pizza
- O Beco do Pesadelo
- Ataque dos Cães
- Amor, Sublime Amor
MELHOR ATOR
MINHA APOSTA: Will Smith por “King Richard – Criando Campeãs”
MINHA TORCIDA: Andrew Garfield por “Tick, Tick… Boom!”
O que Andrew Garfield faz em “Tick, Tick… Boom!” é um trabalho de cosntrução de personagem excepcional. É cantar ao mesmo tempo em que precisa transmitir os conflitos internos do personagem, ao mesmo tempo em que também dança ou toca piano (algo que aprendeu para o filme). É uma dedicação monumental e sua melhor atuação da carreira até hoje. Cumberbatch também está estupendo, mas quem vai levar é Will Smith, que está muito bem em “King Richard”, mas será um prêmio também por sua carreira e importância na indústria.
- Javier Bardem, por “Apresentando os Ricardos”
- Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
- Andrew Garfield, por “Tick, Tick… Boom!”
- Will Smith, por “King Richard – Criando Campeãs”
- Denzel Washington, por “A Tragédia de Macbeth”
MELHOR ATRIZ
MINHA APOSTA: Jessica Chastain por “Os Olhos de Tammy Faye”
MINHA TORCIDA: Jessica Chastain por “Os Olhos de Tammy Faye”
Em minha opinião, é uma das categorias mais fracas deste Oscar. Não consigo me convencer com Kristen Stewart (perdoe os fãs), e as demais atrizes estão competentes mas nada excepcional ou aquela atuação que transcende a tela. Exceto por Jessica Chastain, que de todas as cinco, é a que entrega a atuação mais poderosa e memorável. O filme é ok, mas Chastain é um furacão. Sensacional!
- Jessica Chastain, por “Os Olhos de Tammy Faye”
- Olivia Colman, por “A Filha Perdida”
- Penélope Cruz, por “Mães Paralelas”
- Nicole Kidman, por “Apresentando os Ricardos”
- Kristen Stewart, por “Spencer”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
MINHA APOSTA: Ariana DeBose por “Amor, Sublime Amor”
MINHA TORCIDA: Ariana DeBose por “Amor, Sublime Amor”
De fato uma atuação sublime e memorável em um filme espetacular e também sublime. Uma das categorias mais óbvias e mais justas deste ano.
- Jessie Buckley, por “A Filha Perdida”
- Ariana DeBose, por “Amor, Sublime Amor”
- Judi Dench, por “Belfast”
- Kirsten Dunst, por “Ataque dos Cães”
- Aunjanue Ellis, por “King Richard: Criando Campeãs”
MELHOR ATOR COADJUVANTE
MINHA APOSTA: Troy Kotsur por “No Ritmo do Coração”
MINHA TORCIDA: Troy Kotsur por “No Ritmo do Coração”
Troy Kotsur está maravilhoso em “No Ritmo do Coração” e é, sem dúvida, a melhor coisa do filme. Mas é uma categoria cheia de atuações ótimas, mas Troy está um passo a frente.
- Ciarán Hinds, por “Belfast”
- Troy Kotsur, por “No Ritmo do Coração”
- Jesse Plemons, por “Ataque dos Cães”
- J. K. Simmons, por “Apresentando os Ricardos”
- Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães”
MELHOR ANIMAÇÃO
MINHA APOSTA: “Encanto”
MINHA TORCIDA: “A Família Mitchell vs. A Revolta das Máquinas”
“Encanto” é uma fórmula já cansada e repetitiva da Disney. Só muda o cenário mas continua sempre o mesmo blá blá blá de sempre, e agora em um filme nada tão encantador do estúdio. É visualmente fofo, colorido e cheio de ritmo, mas nada memorável. É o favorito, infelizmente, mas “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas” é muito mais original e digno.
- Encanto
- Flee
- Luca
- A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
- Raya e o Último Dragão
MELHOR DIREÇÃO
MINHA APOSTA: Jane Campion por “Ataque dos Cães”
MINHA TORCIDA: Steven Spielberg por “Amor, Sublime Amor”
O trabalho de Campion é excepcional, minucioso e memorável (me surpreendeu), mas o que Spielberg entrega em “Amor, Sublime Amor” é acima da média. Seu trabalho de câmera, a maneira como injeta ritmo e energia em uma história já conhecida (e adaptada antes) é coisa de outro mundo. Em um mundo justo, seria a escolha óbvia.
- Kenneth Branagh, por “Belfast”
- Ryusuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
- Paul Thomas Anderson, por “Licorize Pizza”
- Jane Campion, por “Ataque dos Cães”
- Steven Spielberg, por “Amor, Sublime Amor”
MELHOR FOTOGRAFIA
MINHA APOSTA: “Duna”
MINHA TORCIDA: “Amor, Sublime Amor”
“Duna” possui uma produção primorosa, e sua fotografia é ótima. Mas a considero fria demais e não muito atraente. Gosto mais da vivacidade de encher os olhos do trabalho de Janusz Kaminski em “Amor, Sublime Amor”.
- Duna
- O Beco do Pesadelo
- Ataque dos Cães
- A Tragédia de Macbeth
- Amor, Sublime Amor
MELHOR FIGURINO
MINHA APOSTA: “Cruella”
MINHA TORCIDA: “Cruella”
Sem sombra de dúvidas é “Cruella”! O filme com o figurino mais criativo e original de 2021. Um trabalho memorável e que é integrado à história do filme. Excepcional!
- Cruella
- Cyrano
- Duna
- O Beco do Pesadelo
- Amor, Sublime Amor
MELHOR EDIÇÃO
MINHA APOSTA: “Duna”
MINHA TORCIDA: “Tick, Tick… Boom!” ou “Amor, Sublime Amor”
“Tick, Tick… Boom!” e “Amor, Sublime Amor” são de longe os filmes com a edição mais difícil desta lista. Por serem musicais, exigem um cuidado maior. E “Tick, Tick… Boom!” possui subtramas e contrastes entre o protagonista apresentando uma peça de teatro onde está contando sua história de vida ficcionalizada, então é um vai e volta eficiente e o diretor Lin-Manuel Miranda (que faz a sua estreia no ofício) consegue manter o ritmo e a qualidade até o final. Mas “Duna” é o favorito e não merece. Da metade em diante perde totalmente o ritmo, não se segura e é chato…
- Não Olhe Para Cima
- Duna
- King Richard – Criando Campeãs
- Ataque dos Cães
- Tick, Tick… Boom!
MELHOR FILME INTERNACIONAL
MINHA APOSTA: “Drive My Car”
MINHA TORCIDA: “Driver My Car” ou “A Pior Pessoa do Mundo”
Outra categoria fácil e muito justa. “Drive My Car” é um lento sublime e memorável, e de longe é o favorito (foi indicado a melhor filme também). Mas não ficaria triste com a vitória de “A Pior Pessoa do Mundo”.
- Drive My Car (Japão)
- Flee (Dinamarca)
- A Mão de Deus (Itália)
- A Felicidade das Pequenas Coisas (Butão)
- A Pior Pessoa do Mundo (Noruega)
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
MINHA APOSTA: “Os Olhos de Tammy Faye”
MINHA TORCIDA: “Cruella”
Minha torcida vai para “Cruella” por ter uma produção primorosa e original, incluindo seu trabalho de maquiagem tque ambém é parte importante da narrativa. Mas “Os Olhos de Tammy Faye” deve levar por ser mais chamativa a transformação de seus atores.
- Um Príncipe em Nova York 2
- Cruella
- Duna
- Os Olhos de Tammy Faye
- Casa Gucci
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
MINHA APOSTA: “Duna”
MINHA TORCIDA: “Duna”
Não sou fã de “Duna” mas sua trilha sonora é, sem dúvida, memorável. É Hans Zimmer poxa! Já merecia faz tempo por outros trabalhos mais espetaculares como “Piratas do Caribe”, “O Cavaleiro das Trevas”, “Gladiador” ou “Interestelar”, por exemplo, mas fico feliz que “Duna” será responsável pelo seu segundo Oscar da carreira. O primeiro foi por “O Rei Leão” lá na década de 90.
- Não Olhe Para Cima
- Duna
- Encanto
- Mães Paralelas
- Ataque dos Cães
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
MINHA APOSTA: “No Time do Die” de Billie Eilish para “007 – Sem Tempo Para Morrer”
MINHA TORCIDA: “Be Alive” de Beyoncé para “King Richard”
Em minha opinião, todas as músicas deste ano são fraquissimas. Mas a menos pior é a de Beyoncé para o filme “King Richard”. Mas a Academia gosta de agraciar a franquia 007 nesta categoria, principalmente nos últimos anos por trabalhos não tão bons como foi com Sam Smith em “007 Contra Spectre”. E do mesmo modo, a música de Billie Eilish é péssima, arrastada e nada empolgante ou memorável.
- “Be Alive” de King Richard – Criando Campeãs
- “Dos Oruguitas” de Encanto
- “Down To Joy” de Belfast
- “No Time o Die” de 007 – Sem Tempo Para Morrer
- “Somehow You Do” de Quatro Dias Com Ela
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
MINHA APOSTA: “Duna”
MINHA TORCIDA: “Amor, Sublime Amor”
Em um mundo justo, os cenários e produção de “Amor, Sublime Amor” seriam agraciados com um Oscar. Mas vão dar para o pouco criativo “Duna” (minha opinião).
- Duna
- O Beco do Pesadelo
- Ataque dos Cães
- A Tragédia de Macbeth
- Amor, Sublime Amor
MELHOR SOM
MINHA APOSTA: “Duna”
MINHA TORCIDA: “Amor, Sublime Amor” ou “007 – Sem Tempo Para Morrer”
O trabalho de som em “Duna” é realmente muito competente, mas pela dificuldade do musical e de tudo que é feito em “Amor, Sublime Amor”, minha torcida vai para o filme de Spielberg. Mas ficaria feliz com uma vitória de “007 – Sem Tempo Para Morrer”.
- Belfast
- Duna
- 007 – Sem Tempo Para Morrer
- Ataque dos Cães
- Amor, Sublime Amor
MELHORES EFEITOS VISUAIS
MINHA APOSTA: “Duna”
MINHA TORCIDA: “Duna”
Os efeitos são realmente monumentais em “Duna” e soam integrados e realistas dentro da narrativa. Merece!
- Duna
- Free Guy – Assumindo o Controle
- 007 – Sem Tempo Para Morrer
- Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis
- Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
MINHA APOSTA: “No Ritmo do Coração”
MINHA TORCIDA: “Drive My Car” ou “Ataque dos Cães”
“No Ritmo do Coração” é um filme delicioso e ganhou o prêmio do Sindicato, mas não merece. Particularmente, daria o prêmio para o trabalho monumental feito em “Drive My Car” pelo diretor Ryusuke Hamaguchi ou Jane Campion por “Ataque dos Cães”.
- No Ritmo do Coração
- Drive My Car
- Duna
- A Filha Perdida
- Ataque dos Cães
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
MINHA APOSTA: “Belfast”
MINHA TORCIDA: “A Pior Pesssoa do Mundo”
“Belfast” é um filme fraco, mas vão presentear Kenenth Branagh (também diretor do longa) por sua carreira de anos na indústria. A escolha óbvia seria “A Pior Pessoa do Mundo”, disparado o mais original e memorável da categoria. Aliás, fora ele, o restante são roteiros bastante convencionais e nada impactantes. Aliás, esta categoria este ano está bem franquinha.
- Belfast
- Não Olhe Para Cima
- King Richard – Criando Campeãs
- Licorize Pizza
- A Pior Pessoa do Mundo