Premiação

Oscar 2022: Will Smith pede desculpas à Academia e aos colegas após bater em Chris Rock no palco

Ator bateu em Chris Rock, ao vivo, após comediante fazer uma piada com sua esposa

(Foto: Oscars)

Will Smith subiu ao palco pela segunda vez no Oscar 2022, mas essa aparição foi em circunstâncias mais calmas depois de ganhar o prêmio de melhor ator por “King Richard – Criando Campeãs”.

O astro ganhou seu primeiro Oscar por seu papel como Richards Williams, pai das grandes tenistas Venus e Serena Williams, na cinebiografia do diretor Reinaldo Marcus Green. Smith foi indicado duas vezes ao prêmio de melhor ator, por “Ali”, de 2001, e “À Procura da Felicidade”, de 2006.

Smith chocou os espectadores do Oscar no início da noite quando, em um momento impressionante de televisão ao vivo, ele deu um tapa no apresentador Chris Rock no palco depois que o comediante brincou sobre a esposa do ator, Jada Pinkett Smith, que estava de cabeça raspada por conta de uma doença chamada alopecia.

“Richard Williams era um defensor feroz de sua família”, disse Smith do palco em meio às lágrimas. “Neste momento da minha vida, neste momento, estou impressionado com o que Deus está me chamando para fazer e estar neste mundo. Ao fazer este filme, consegui proteger Aunjanue Ellis, que é uma das pessoas mais fortes e delicadas que já conheci. Eu tenho que proteger Saniyya [Sidney] e Demi [Singleton], as duas atrizes que interpretaram Vênus e Serena. Estou sendo chamado em minha vida para amar as pessoas e protegê-las e ser um exemplo para o meu povo”.

Smith continuou: “Para fazer o que fazemos, você precisa ser capaz de sofrer abusos. Você tem que ser capaz de fazer as pessoas falarem mal de você. Neste negócio, você tem que ser capaz de ter pessoas desrespeitando você, e você tem que sorrir, e você tem que fingir que está tudo bem.”

Ele disse que, após o momento do Rock no palco, Denzel Washington disse a ele fora das câmeras: “No seu momento mais alto, tenha cuidado – é quando o diabo vem para você”.

“Quero me desculpar com a Academia; Quero me desculpar com todos os meus colegas indicados”, compartilhou Smith. “Este é um momento lindo e não estou chorando por ganhar um prêmio. Não se trata de ganhar um prêmio para mim. É sobre ser capaz de iluminar todas as pessoas.”