Pantanal: José Leôncio confessa medo a Filó; saiba qual
Filó promete ficar ao lado de Zé Leôncio
Nos próximos capítulos de Pantanal, José Leôncio abre o coração para Filó e confessa trauma. Questionado porque nunca declarou seu amor pela companheira, o padrinho de Tadeu alega que todas as pessoas para quem ele disse que amava partiram.
O casal estará na cama quando a cozinheira recorda do tempo em que ele saía em comitiva e ela ficava em casa, ansiosa pelo seu retorno. Nessa época, Madeleine ainda morava com o marido na fazenda, e as duas disputavam a atenção do peão.
“Ela ficava lá, deitada na rede, se quexâno das suas cumitiva que nunca acabava… E eu ficava c’o meu coração mais apertado que o dela”, confessa a mãe de Tadeu.
José Leôncio tenta cortar o assunto, mas Filó insiste em falar daquela época. “Mais é verdade… Quâno eu ouvia seu berrante tocâno, ‘inda longe daqui, meu coração disparava no peito… A minha vontade era saí em disparada pra lhe encontrá. Mas aí eu falava: ‘Fica quéta no teu canto, Filó… Num mostra tanta alegria'”, relata.
” Ela vinha, a tua Madeleine, e me perguntava se era ocê quem tava chegâno… Eu falava que era… E ela fechava a cara, cum jeito de quem só queria vê ocê chegá pra começa aquela discussão, lembra?”, pergunta a cozinheira.
O pai de Jove alega que a filha de Mariana (Slema Egrei) está esnterrada no fundo do rio. Filó o questiona. “E no teu coração, Zé? Ela tá enterrada também?”, questiona a companheira do peão.
Nessa hora, o milionário abraça a amante. “Eu tocava o meu berrante pensâno n’ocê. É. Eu sabia que era ocê quem ia me ôvi primêro. E sabia que ocê ia avisá ela. ‘Olha o berrante tocâno, dona Madalena… É o teu marido quem tá chegâno!”, argumenta o pecuarista.
“Eu sabia que ocê ia acarmá o coração dela… Que ia guardá o meu fio das nossas briga… Era o que eu pedia quâno apertava o berrante nos beiços e começava a tocá… Eu tinha certeza que ocê ia ouví primêro. E demorô pra eu entendê isso”, confessa. Filó, então, toma coragem e coloca o peão contra a parede.
“Ocê nunca disse que me amava, que nem ocê falava pra ela”, afronta.
“Tem certas coisas que a gente num precisa dizê”, se defende, José Leôncio. “Mais eu sinto farta… Sabe? A única quêxa que eu podia tê d’ocê na vida era essa”, abre seu coração a cozinheira.
Durante alguns segundos, o boiadeiro se manterá calado. “Eu jurei pra mim mêmo que nunca mais ia usá essa palavra, fala ele. A mãe de Tadeu quer saber o motivo, e se surpreende com confissão do ricaço.
“Todo mundo que eu disse isso foi s’mebora… Meu pai… Minha mãe… A Madeleine… Até mêmo o joventino”, diz.
“Eu num vô m’mebora da sua vida é nunca, José Leôncio. Será que ocê num vê?”, promete a dona de casa. O rei do gado a puxa pra perto dele. “Então fica quéta aqui comigo”, pede.
A cena vai ao ar em breve na novela das nove.