Progressista

Pantanal: José Leôncio tritura homofobia e emociona Zaquiel

Fazendeiro vai dar uma lição para os peões homofóbicos ao fazer roda de viola para o mordomo

Zaqueu de volta ao Pantanal e vira peão - Foto: Divulgação

Na novela Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) nunca negou que é um homem caipira, do interior e cheio de preconceitos, mas que também se coloca em disposição para aprender com o progresso. Desde que Jove (Jesuíta Barbosa) entrou na vida do fazendeiro, além da própria Irma (Camila Morgado) e até Filó (Dira Paes) o homem tem mudado seu comportamento e a prova disso será o jeito como irá lidar com a homofobia sofrida por Zaquiel (Silvero Pereira), ao homenagear o mordomo e colocar os peões em seus lugares com o preconceito.

Em cenas previstas para irem ao ar na próxima semana em Pantanal, Zaquiel irá retornar para a fazenda, depois de ter ido embora por ter sofrido homofobia por parte dos peões, justamente num local em que ele esperava uma vida nova.

Mas o próprio José Leôncio parecia não ter entendido nada e tomou uma lição de Irmã e de Mariana (Selma Egrei), que ficou profundamente ofendida com a forma como o seu mordomo foi tratado.

E aprendeu tanto que colocou os funcionários em seus lugares, os ameaçando de demissão em caso de preconceito contra quem quer que fosse, ainda que o próprio filho tivesse esse tipo de comportamento.

E depois de ficar sentido com o acontecido, José Leôncio deixou claro que aprendeu a lição, tanto que fez questão de falar com Zaquiel por telefone para se desculpar com o rapaz e garantir que, caso ele queira retornar para o Pantanal, será muito bem tratado. E isso fez com que Mariana concordasse que era hora do mordomo voltar a ficar perto dela e convenceu o funcionário de que ele poderia mesmo voltar, sem nenhum risco de sofrer homofobia novamente.

E logo que Zaquiel chegar ao local, ele terá uma surpresa preparada por José Leôncio.

O fazendeiro mandará com que todos os funcionários se preparem para uma roda de viola e explicará para os peões que é em homenagem ao mordomo, deixando todos eles meio sem graças com a situação, o que vai criar outra oportunidade para o ricaço lembrar que todos terão de tratá-lo muito bem.

E mesmo sabendo que não haveria mais preconceito ou rejeição, Zaquiel não irá esperar uma roda de viola só para ele, já que gostou tanto da primeira vez que viu o evento, feito para Mariana, e até irá chorar com a forma carinhosa como José Leôncio o tratará.