Pantanal: Juma toma chá de sumiço na reta final
Depois de matar Solano e dar à luz, a mulher-onça se acerta com Jove e fica sem grandes conflitos
Em Pantanal, Juma (Alanis Guillen) vai tomar um chá de sumiço nos últimos capítulos. Após matar Solano (Rafa Sieg) e dar à luz em seguida, a mulher-onça pouco vai aparecer na novela, que chega ao fim em 7 de outubro.
Isso porque todos os conflitos envolvendo a protagonista já terão sido resolvidos, enquanto outros personagens ganharão mais destaque.
Nesta semana em Pantanal, Juma continua aparecendo com alguma frequência. O momento mais aguardado começa a ir ao ar na quarta-feira (21), quando volta para sua tapera por recomendação do Velho do Rio (Osmar Prado). Ela decide dar à luz assim como sua mãe, Maria Marruá (Juliana Paes), sem nem desconfiar que Solano está abrigado ali.
No capítulo de quinta-feira (22), o assassino de aluguel rende a mocinha. Ele pergunta pelo Velho do Rio e confirma que atirou na entidade dias antes. A essa altura, na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira), todos percebem que a nova mamãe fugiu. É quando Irma (Camila Morgado), influenciada pelo cramulhão, pressente que a esposa de Jove (Jesuita Barbosa) corre perigo.
Quando Solano se distrai, Juma vira onça e dá cabo da vida do mau-caráter. Cenas depois, Muda (Bella Campos) fica horrorizada ao flagrar a amiga arrastando o corpo do bandido. A selvagem diz que uma onça matou o forasteiro, mas não quis devorá-lo. A selvagem diz que uma onça matou o forasteiro, mas não quis devorá-lo. A história, é claro, não convence a esposa de Tibério (Guito), que pede à vizinha para usar sua fúria assassina para matar Tenório (Murilo Benício).
Na sexta-feira (23), Juma finalmente dá à luz com a ajuda do Velho do Rio.
Passadas essas fortes emoções, a trama de Juma em Pantanal vai virar um verdadeiro marasmo. Depois de dar à luz e se acertar com Jove, serão poucos os conflitos na vida da mulher-onça, que já tem garantido o seu final feliz. O resumo divulgado pela Globo referente à penúltima semana da novela só menciona a personagem em uma ocasião.
Será no capítulo de 30 de setembro, uma sexta-feira, quando, prometendo guardar segredo, Juma conta a Filó (Dira Paes) que o Velho do Rio afirmou que Tadeu (José Loreto) não é seu neto biológico. A verdade sobre a origem do rapaz vai dominar os últimos capítulos da trama. O noivo de Zefa (Paula Barbosa) tem um encontro com o avô e depois perdoa José Leôncio por todos os anos de rejeição.
Também na reta final, ganha destaque o núcleo envolvendo Alcides (Juliano Cazarré), Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Tenório. Isso porque o fazendeiro vai estuprar o amante de sua ex-mulher. O crime vai atiçar ainda mais o ódio do peão pelo desafeto. Os dois têm um embate fatal nos últimos capítulos da novela.