Pantanal: Velho do Rio fica entre a vida e a morte e pede ajuda de Juma
Em forma de sucuri, o Velho do Rio vai fugir do Centro de Reabilitação
Na novela Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) vem tentando proteger a floresta contra o levante que tentam destruir a mata e o meio ambiente. Acontece que numa dessas aventuras ele acaba se ferindo e fica entre a vida e a morte, justamente enquanto estiver transformado numa sucuri, por isso mesmo precisará implorar ajuda de Juma (Alanis Guillen) para que não acabe morrendo.
Nos próximos capítulos, o Velho do Rio já tentou dar uma lição em um fazendeiro e em seus capangas que tentaram colocar fogo na mata, mas quem acabou se dando mal foi ele. Acontece que isso acontecerá justamente num momento em que Juma desistiu de se casar com Jove (Jesuíta Barbosa) e voltou a viver na tapera, após dar um tiro no noivo.
Mas como ele estava transformado em sucuri, o Velho do Rio não evitou ser capturado, embora por veterinários e protetores ambientais que quer cuidar da serpente para evitar que ela morra. Só que a figura não aceitará essa ajuda e fugirá sem que ninguém perceba como, saindo do Centro de Reabilitação e indo diretamente para a mata, onde sabe que pode se salvar.
TAPERA
Sem pensar duas vezes, a figura ainda travestida de uma cobra aparecerá na tapera de Juma, já sem forças e prestes a morrer, implorando pela ajuda da mocinha. Sem questionar nada ou duvidar do que vê, a mulher-onça não pensa duas vezes e o ajuda, fazendo com que a serpente se salve e volte à forma do Velho do Rio que sempre cuidou dela e da mãe dela também.