Paul Thomas Anderson diz que sente falta de filmes com apenas 2 horas de duração
Diretor revelou opinião durante entrevista ao The New York Times
“007 – Sem Tempo Para Morrer”, “Casa da Gucci”, “Eternos”, “Velozes e Furiosos 9” e “Não olhe para cima”. Muitos dos filmes mais badalados do ano têm algo em comum: longa duração. Todos os filmes acima mencionados ultrapassam a marca de duas horas, o que para Paul Thomas Anderson não é o ideal. Em declarações ao The New York Times para promover seu último longa-metragem aclamado, o filme sobre amadurecimento “Licorice Pizza”, Anderson disse que o tempo de execução ideal para um filme é de duas horas. “É quando [os filmes] estão no seu melhor”, disse o diretor indicado ao Oscar.
Anderson revelou seu tempo de execução ideal quando a conversa girou em torno da possibilidade do diretor entrar no espaço da televisão. Anderson dirigiu nove longas-metragens desde 1996 e dirigiu inúmeros videoclipes, mas nunca esteve atrás das câmeras em uma série de televisão.
“[A série limitada é um] ótimo formato quando funciona. É emocionante ”, disse Anderson. “Então, novamente, as séries também. Nunca mergulhei um dedo naquele mundo, mas posso imaginar que seja muito difícil sustentar a vida de uma história por mais de duas, três, quatro temporadas.”
Anderson continuou: “Ninguém me pede [para fazer televisão]. Estou apenas brincando no meu próprio canto da caixa de areia. Como escritor, acho que temos fantasias quando você luta para editar o material: ‘Tenho tanto material, talvez esta seja uma série limitada’. Quando, na verdade, não, não é, você só precisa editar sua história. Quer dizer, um filme deve ter, preferencialmente, duas horas. É quando eles estão no seu melhor. Já perdi essa marca várias vezes, mas esse é realmente o objetivo.”
Se os filmes estão no seu melhor quando duram duas horas, Anderson não segue seu conselho a sério. Dos nove filmes de Anderson, apenas “Jogada de Risco” (102 minutos) e “Embriagado de Amor” (95 minutos) rodam abaixo da marca de duas horas; “Magnolia” é o filme mais longo de Anderson, com 188 minutos. Mais recentemente, Anderson tem se aproximado da marca de duas horas com seus filmes de 130 minutos como “Trama Fantasma” e o recente “Licorice Pizza”.
Quanto ao mais recente, “Licorice Pizza” está recebendo ótimas críticas dos críticos (leia a avaliação A do IndieWire aqui). O filme teve algumas críticas iniciais, no entanto. A trama gira em torno do florescimento da amizade entre Gary Valentine (Cooper Hoffman), de 15 anos, e Alana Kane (Alana Haim), de 20 e poucos anos. O relacionamento se transforma em algo mais, o que tem feito alguns críticos hesitarem. Anderson disse ao The Times que não há nada assustador em seu filme.
“Não há linha que seja cruzada e não há nada além das intenções certas”, disse o diretor. “Ficaria surpreso se houvesse algum tipo de confusão sobre isso, porque não há muito lá. Essa não é a história que fizemos, de forma alguma. Não há um osso provocativo no corpo deste filme.”
“Licorice Pizza” está previsto para estrear em janeiro de 2022.