zap zap

Pesquisa mostra como o brasileiro usa o WhatsApp; veja os dados

43% dos usuários já deixaram grupos após brigas entre participantes

Seja para conversar com amigos, manter contato com a família ou tratar de assuntos profissionais, o WhatsApp tornou-se indispensável na rotina das pessoas. Com mais de dois bilhões de usuários ativos no mundo, o aplicativo reúne 147 milhões de internautas no Brasil, segundo dados da plataforma Statista. Mas como o brasileiro usa o Whatsapp? Além da grande adesão no país, uma pesquisa feita pela Opinion Box aponta que nove em cada dez usuários acessam o app pelo menos uma vez ao dia, sendo que 36% o mantêm aberto durante todo o dia.

Embora tenha sido fundado em 2009 e parte dos usuários tenha vivido em um mundo sem o WhatsApp, 60% não conseguem imaginar a vida sem o aplicativo, aponta o levantamento.

Entre os recursos mais utilizados pelos brasileiros no WhatsApp, a troca de mensagens de texto lidera a preferência, utilizada por 93% dos usuários, seguida pelas mensagens de áudio (80%) e envio de imagens (69%). Chamadas de voz também aparecem como um recurso popular, sendo utilizadas por 69% das pessoas. Outros formatos, como videochamadas e envio de vídeos, empatam em 58%, enquanto a publicação de “stories” no status do aplicativo é feita por 32% dos usuários.

Outro dado relevante é a participação em grupos. Cerca de 94% dos brasileiros afirmam fazer parte de pelo menos um grupo no aplicativo, sendo os mais comuns os grupos de família e amigos, ambos com 72% de adesão. Grupos de trabalho também são expressivos, reunindo 60% dos usuários, enquanto grupos relacionados a estudos e promoções são citados por 40% e 33%, respectivamente.

O volume de mensagens nos grupos, no entanto, pode ser um desafio. Aproximadamente 69% dos usuários já saíram de algum grupo por conta do alto número de mensagens, e 43% mencionaram ter deixado grupos após brigas entre participantes. Em relação às notificações, 34% mantêm todas ativas, enquanto 34% silenciam algumas pessoas ou grupos específicos. Apenas 6% optam por desativar completamente as notificações do aplicativo.

Whatsapp é importante para os empreendedores

O aplicativo se tornou também uma ferramenta indispensável para os empreendedores. De acordo com o Sebrae, mais de 98% deles usam e acessam a internet pelo celular. Por conta disso, WhatsApp, Instagram e Facebook são os principais meios digitais utilizados pelos pequenos negócios para realizar vendas.

A adesão em massa dos empreendedores à plataforma tem um motivo. De acordo com a pesquisa da Opinion Box, 79% dos usuários já se comunicaram com marcas e empresas por meio do WhatsApp. Além disso, 66% já contrataram um serviço, e 62% realizaram compras pelo aplicativo.

(Imagem: Reprodução/Extra)
(Imagem: Reprodução/Extra)
(Imagem: Reprodução/Extra)

*Com informações do Extra