Peter Jackson vende Weta Digital por US $1.62 bilhão
Empresa é responsável por centenas de inesquecíveis efeitos visuais no cinema, de "O Senhor dos Anéis" até "Avatar" e muitos filmes da Marvel
A Unity Software, uma plataforma de desenvolvimento de jogos 3D, está expandindo sua presença de VFX em grande forma com a aquisição da divisão de tecnologia de Peter Jackson na Nova Zelândia, a Weta Digital.
O acordo promete disponibilizar as ferramentas usadas para criar Gollum de “O Senhor dos Anéis”, ou o César de “Planeta dos Macacos” e personagens e cenários de uma série de outros filmes para criadores de todo o mundo.
Em algum momento, a Unity planeja disponibilizar as ferramentas da Weta Digital para os criadores por meio de um fluxo de trabalho baseado em nuvem, com o preço do software como serviço a ser anunciado posteriormente. Sob o acordo, a Unity está obtendo o conjunto Weta Digital de ferramentas e tecnologia VFX e sua equipe de 275 engenheiros, que se juntarão à divisão Create Solutions da Unity.
O trabalho de efeitos visuais premiado da Weta Digital abrange vários filmes e programas de TV, incluindo “Avatar”, “King Kong”, “Game of Thrones”, “O Senhor dos Anéis”, “Planeta dos Macacos”, “O Esquadrão Suicida”, “Mulher Maravilha” e “The Umbrella Academy”. Agora, as ferramentas que os artesãos VFX da empresa usam estarão disponíveis para criadores fora dos limites de Hollywood – o que, de acordo com a Unity, acabará possibilitando a próxima geração de conteúdo 3D em tempo real para o metaverso.
Jackson disse em um comunicado fornecido à Variety:
“As ferramentas da Weta Digital criaram possibilidades ilimitadas para darmos vida aos mundos e criaturas que originalmente viviam em nossa imaginação. Juntos, Unity e Weta Digital podem criar um caminho para qualquer artista, de qualquer setor, para ser capaz de alavancar essas ferramentas incrivelmente criativas e poderosas. Oferecer aos aspirantes a criativos acesso à tecnologia da Weta Digital será nada menos que uma mudança no jogo, e a Unity é a empresa certa para dar vida a essa visão”.
De acordo com os termos do acordo, a Unity vai adquirir a Weta Digital por US $ 1 bilhão em dinheiro e US $ 625 milhões em ações. Joe Marks, diretor de tecnologia da Weta, ingressará na Unity como CTO da Weta Digital.
As equipes de VFX e animação da Weta Digital continuarão a existir como uma entidade autônoma, conhecida como WetaFX, que deverá se tornar o maior cliente da Unity no espaço de mídia e entretenimento. A WetaFX, com cerca de 1.700 funcionários, permanecerá com participação majoritária de Jackson e liderada pelo CEO, Prem Akkaraju. Espera-se que o negócio proposto seja fechado antes do final de 2021, sujeito a aprovações regulatórias.