Playlist Mais Goiás: 10 músicas de goianienses que estouraram no país
No aniversário de 84 anos da capital goiana, lembramos aqui 10 hits que, antes de tocarem em todo o Brasil, comeram um pouco de pequi
Parte da história dos 84 anos de Goiânia veio dos artistas que pisaram em nossa capital. Alguns nasceram aqui, outros apenas cresceram e outra parte mudou-se para cá e fixou raízes.
Pescando um pouquinho de todos os gêneros musicais que temos por aqui, o Mais Goiás listou 10 músicas que, antes de estourarem em todo o país, comeram um pouco de pequi. Vamos de Marília Mendonça a Wanessa Camargo, passando por Odair José e Boogarins.
10 músicas de goianos que estouraram no país
‘Infiel’ – Marília Mendonça
A Rainha da Sofrência cresceu em Goiânia e, nem por isso, deixou-se levar pelo sertanejo. Ela achava que era “música de corno”. Até levar um chifre e se render ao gênero musical que levou sua voz para os quatro cantos do Brasil.
‘Vou Tirar Você Desse Lugar’ – Odair José
Ícone na década de 1970 e uma das principais atrações do último Goiânia Noise, Odair José traçou os primeiros passos de sua carreira por aqui. Ele fez sucesso por tratar de assuntos delicados para a época como métodos anticoncepcionais, prostituição, religião e os direitos das empregadas domésticas.
‘É o Amor’ – Zezé di Camargo e Luciano
Se você não assistiu a Os Dois Filhos de Francisco, aqui vai a história de É O Amor. Segundo conta o filme, o pai de Zezé di Camargo e Luciano comprou fichas de orelhão e pediu para todos os seus amigos ligarem em rádios de Goiânia pedindo a canção. O marketing deu certo e este acabou se tornando o primeiro sucesso da dupla sertaneja.
‘Diversão’ – Nila Branco
Nila Branco não é goiana, mas firmou sua carreira musical aqui, cantando em bares e clubes da capital. O sucesso nacional veio em 2002, com a faixa Diversão, que entrou na trilha-sonora da novela Desejos de Mulher, da Rede Globo.
‘Amor, Amor’ – Wanessa Camargo
Apesar de goiana e filho de cantor sertanejo, Wanessa Camargo só se rendeu ao estilo recentemente. Antes, ela se firmou com um som mais pop e mais dançante. Amor, Amor é uma das faixas mais lembradas da cantora e foi uma das mais tocadas no Brasil em 2005.
‘Minha Juventude’ – Mr. Gyn
https://www.youtube.com/watch?v=wWGmVWo6U5A
“Eu tinha apenas oito anos quando nós nos conhecemos lá na rua da minha casa”. O rock cômico Minha Juventude foi a faixa que fez a banda goiana Mr. Gyn flertar com o sucesso nacional. A canção alcançou o Hot 100 Brasil em novembro de 2003.
‘Hear Me Now’ – Alok
Goiânia também criou um dos DJs mais conhecidos do mundo. Antes de se mudar para a Holanda, Alok viveu alguns anos por aqui. Em 2016, com a faixa Hear Me Now, o músico ganhou notoriedade internacional. Ele foi eleito pela Forbes Brasil como uma das 91 pessoas com menos de 30 anos mais influentes do país.
‘Maus Bocados’ – Cristiano Araújo
Em 2014, Cristiano Araújo colocou Maus Bocados no topo das mais tocadas em rádios do país, somando 28.467 execuções, segundo o Spybat. O cantor faleceu no ano seguinte, mas deixou seu legado nas música brasileira e é lembrado em shows de outros artistas, como Marília Mendonça e Maiara e Maraisa.
‘Lucifernandis’ – Boogarins
Como uma das representantes do rock goiano, a Boogarins já rodou o mundo, se apresentando em festivais como Rock in Rio Lisboa, Primavera Sound, Lollapalooza, Bananada e South by Southwest. Eles foram uma das atrações do Rock in Rio 2017, se apresentando ao lado da cantora Céu no Palco Sunset.
‘Dormi na Praça’ – Bruno e Marrone
“Seu guarda, eu não sou vagabundo. Eu não sou delinquente. Sou um cara carente”. Bruno e Marrone fizeram muitos goianos arrastarem o chifre no asfalto com essa música antes de levarem sua sofrência para todo o Brasil. Um clássico para todo fim de churrasco de domingo.