Por que o café me leva a fazer cocô?
A velocidade desse "efeito" é mediada pelo cérebro
Tomar uma xícara de café pela manhã estimula a atividade intestinal de muitas pessoas, que se perguntam: “Por que o café me leva a fazer cocô?”.
Segundo o dr. Robert Martindale, professor de cirurgia e diretor médico de serviços de nutrição hospitalar da universidade Oregon Health and Science, é surpreendente quão pouco sabemos sobre essa ligação.
Estudos sobre o tema são pequenos e limitados. Eles sugerem que provavelmente não é a cafeína que provoca a vontade de ir ao banheiro. Um artigo publicado em 1998 concluiu que o descafeinado exerce sobre o cólon um efeito estimulante semelhante ao cafeinado, o que não ocorre com uma xícara de água.
++ Ex-fazenda diz que Mara Maravilha “espalhava cocô na parede do banheiro”
O café contém mais de mil compostos químicos, muitos dos quais possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. É difícil determinar como eles afetam os intestinos.
Curiosidade: a bebida não afeta a todos da mesma maneira. Em um estudo publicado em 1990, 92 adultos jovens preencheram um questionário sobre como o café afeta seus hábitos de evacuação. Apenas 29% deles disseram que a bebida “provoca vontade de fazer cocô”, e a maioria, 63%, eram mulheres.
A reação intestinal ao café pode ser rápida. Nas pessoas que alegam sentir o efeito de correr para o banheiro, um estudo indicou um aumento significativo na pressão em até quatro minutos após a ingestão de café.
A chegada da bebida no estômago transmite uma mensagem ao cérebro, que então “estimula o cólon a dizer ‘é bom nos esvaziarmos, porque vem coisa por aí’”, explicou o dr. Robert Martindale.
Um estudo já constatou que 230 ml de café estimulam contrações do cólon semelhantes às que são induzidas por uma refeição de mil calorias. Acredita-se que a comunicação intestino-cérebro do café provavelmente é causada pelos compostos químicos contidos no café e possivelmente seja mediada por hormônios que desempenham papéis importantes no processo digestivo.
A seus pacientes que sofrem de prisão de ventre crônica, Martindale recomenda que tomem café.
LEIA TAMBÉM:
+ Médicos da Índia pedem que população não use cocô contra Covid-19
*Com informações da Folha de São Paulo