Professor usa TikTok para ensinar história com rap
Por meio das músicas Yan ensina sobre Revolução Russa, Inconfidência Mineira e mais
O professor de Santa Bárbara, Bahia, Yan Allen Silva Santos, de 34 anos, ensina história por meio do rap. No TitkTok, o “FlowFessor”, como é conhecido, tem mais de 100 mil likes, segundo informação da Revista Esquinas.
Destaca-se, por meio das músicas ele ensina sobre Revolução Russa, conflito entre Israel e Palestina, Inconfidência Mineira, Iluminismo, Revolução Haitiana.
Yan trabalha com educação desde 2011. Ele ensina nos ensinos fundamental, médio e pré-vestibular. Ele viu no TikTok uma forma de democratizar o conhecimento para mais pessoas. A inspiração veio após a sugestão de uma colega professora.
“Ela dizia que meu conteúdo era a cara do TikTok, resolvi dar ouvidos e tive essa boa surpresa”, conta ao site.
Rap para ensinar história
Sobre o rap, o professor diz que o estilo sempre o influenciou. “Três elementos, dentre os vários que compõem o meu ser, são marcantes na minha juventude: o fato de eu ser um jovem negro, periférico e evangélico. A realidade da periferia estava no meu cotidiano, mas eu não via uma expressão artística que preenchesse esse vazio dentro da cultura evangélica, até conhecer Apocalipse 16 [pioneiros do rap cristão no Brasil].”
O TikTok, destaca-se, foi baixado cerca de 2 bilhões de vezes só em 2020. Além disso, pesquisa da GlobalWebIndex revela que 40% dos usuários do TikTok têm de 16 a 24 anos.
@flowfessor.yan Prof. Mano Brown sobre o conflito Israel x Palestina #palestina agoravocesabe
@flowfessor.yan Responder a @v4lzin Se gostou me ajuda na missão, curte e comenta um –>🔥 #agoravocêsabe agoravocesabe