ESTRADA DA FÚRIA

Próximo ‘Mad Max’ terá volta da Imperatriz Furiosa, confirma diretor

Cinco anos após “Mad Max: Estrada da Fúria” chegar aos cinemas, o diretor George Miller…

Cinco anos após “Mad Max: Estrada da Fúria” chegar aos cinemas, o diretor George Miller quer levar Furiosa de volta às telas. Mas dessa vez sem Charlize Theron.

Em entrevista ao “New York Times”, Miller confirmou os rumores de que desenvolvendo um filme independente sobre a heroína, que se tornou um ícone do cinema graças à interpretação de Theron. Mas a atriz não deve voltar ao papel: o novo filme contará a juventude de Furiosa, e Miller está procurando uma atriz de 20 anos para assumir o papel.

Após a pandemia

Miller espera retomar a história de Furiosa quando concluir o drama “Três mil anos de saudade”, estrelado por Tilda Swinton e Idris Elba. Previsto para iniciar as filmagens nesse trimestre, o filme teve a produção adiada quando o medo do coronavírus forçou um desligamento em todo o setor.

— Quando terminarmos esse, e esperamos que tudo se resolva em relação à pandemia, veremos o que o mundo nos permite fazer com a Furiosa — disse Miller.

O projeto vem sendo desenvolvido há muito tempo. Durante a década e meia que levou para criar “Estrada da Fúria”, Miller e seu co-roteirista, Nick Lathouris, construíram histórias extensas  para todos os personagens do filme, desde o antagonista Immortan Joe até o secundário Doof Warrior, que empunha a guitarra-lança-chamas.

Mas foi Furiosa quem recebeu mais atenção. Miller procurou responder a perguntas sobre como era a vida da personagem no idílico “Green Place”, por que ela foi levada do grupo conhecido como Vuvalini e como ela se tornou a guerreira severa que conhecemos em “Estrada da Fúria”

— Era simplesmente uma maneira de ajudar Charlize e a nós mesmos — disse Miller.

Sem rejuvenescimento por CGI

Ainda assim, eles acharam a história de Furiosa tão convincente que decidiram escrever um segundo roteiro mesmo antes de “Estrada da Fúria” começar a ser filmado.

— Pude ler quando fui escalada — diz Rosie Huntington-Whiteley, que interpretou Splendid, uma das esposas de “Estrada da Fúria”. — É genial. Eu sempre me perguntei se esse filme seria feito.

Por anos, parecia que não, já que Miller estava travado em uma batalha legal com a Warner Bros. por lucros não pagos relacionados ao filme. Mas agora que Miller recebeu o aval para prosseguir, já começou os testes para o papel principal e admite que quem for escalada como Furiosa terá uma grande responsabilidade a cumprir.

— Por muito tempo, pensei que poderíamos rejuvenescer Charlize com computação gráfica, mas acho que ainda não chegamos lá — diz o cineasta. — Apesar do desafio corajoso de “O irlandês”, acho que ainda há uma estranheza. Todo mundo está prestes a resolvê-la, em particular os designers japoneses de videogame, mas acredito que ainda haja um caminho a ser percorrido.

Equipe técnica de volta

Mesmo sem Theron, alguns membros cruciais da equipe de “Estrada da Fúria” estarão de volta. Um deles é o designer de produção vencedor do Oscar Colin Gibson, que apresentou um detalhe animador sobre a escala da nova produção. Para “Estrada da Fúria”, foram produzidos 135 veículos, dos quais vemos 88 na tela; o novo filme terá ainda mais.

Um filme sobre Furiosa ainda maior que “Estrada da Fúria”? Isso foi o suficiente para atrair o diretor de fotografia John Seale, que passou os últimos anos em um estado de semiaposentadoreia.

— Tive ótimas oportunidades de trabalhar depois da “Estrada da Fúria”, como você pode imaginar, e passei todas elas — diz Seale. — Mas na já disse a George: “Se qualquer um me ligar, estou aposentado. Se você ligar, almoçaremos. E sete anos depois, ele ligou.