'SAUDADE VAI VAI VAI'

Quem era Chrystian, da dupla com Ralf, que morreu aos 67 anos

José Pereira da Silva Neto, de nome artístico Chrystian, nasceu em Goiânia, e marcou corações com grandes sucessos no sertanejo

Chrstian, da dupla com Ralf
Cantor sertanejo Chrystian Fábio Nunes/Divulgação

José Pereira da Silva Neto, de nome artístico Chrystian, nasceu em Goiânia, em 3 de novembro de 1956. Desde a infância, ele e o irmão Ralf Richardson da Silva, já davam os primeiros passos até uma brilhante carreira com canções que embalaram o coração de milhões de fãs.

Logo na adolescência, se mudou com a família e começou a cantar em São Paulo, ainda em carreira solo, cantava músicas em inglês, já que muitas gravadoras exigiam à época, no final dos anos 70.

Saiba mais

Mas, segundo os históricos do cantor, o grande sucesso mesmo, veio com a dupla, no início dos anos 80. O primeiro disco foi gravado em 1982, com regravações de antigas músicas sertanejas. Em 1986 já haviam lançado quatro discos e, daí por diante, tiveram canções até em novelas.

Ele e o irmão se separaram em 2021, e Chrystian seguiu carreira solo até este ano. Com a dupla, eles lançaram 20 álbuns, 32 coletâneas, 2 DVDs, além de vídeos independentes.

Ao todo, ganharam 15 discos de ouro, 9 de platina, 2 de platina triplo, 4 de diamante nos anos de 1988, 1989, 1992, 1993 e 1 de diamante com a trilha sonora da novela da novela O Rei do Gado e O Rei do Gado 2, em 1996. Só nesta época, foram somadas mais de 1 milhão de cópias vendidas.

Quem é amante do sertanejo reconhece reconhecerá de imediato o timbre de Crystian quando novamente tocar uma de suas canções de maiores sucessos, como: Cheiro de Shampoo, Um Cantinho do Seu Coração, Nova York e outras dezenas. Ao todo, foram 60 anos de uma carreira sólida e respeitada por milhares de artistas.

Partida de Chrystian

O sertanejo estava internado no Hospital Samaritano para tratar uma condição médica que exigia “repouso imediato e tratamento especializado”. O diagnóstico não foi revelado.

Chrystian seguia recomendações dos especialistas, mas não resistiu na noite de quarta-feira (19). Ele deu entrada no hospital durante a manhã após passar mal em casa e ficou internado por algumas horas.

Em fevereiro, Chrystian foi internado no Hospital do Rim, da Fundação Oswaldo Ramos, em São Paulo. Ele havia sido diagnosticado com rim policístico e receberia um transplante do órgão da esposa, Key Vieira, mas teve o procedimento adiado em virtude de um cateterismo.

“Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos. Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs. Ao longo de sua trajetória, Chrystian esteve sempre na estrada, compartilhando seu talento e carisma em incontáveis shows, onde conquistou e encantou gerações de admiradores”, disse a família por meio de nota.