Problemão

Record anuncia falsa explosão em shopping durante “Fala Brasil”

A Record anunciou a explosão de um gerador de energia em um shopping de São…

A Record anunciou a explosão de um gerador de energia em um shopping de São Paulo, com vítimas e escombros, mas a notícia não era verdadeira. A situação aconteceu durante o Fala Brasil desta terça-feira (19), ao vivo.

Calma, que a gente explica! Sérgio Aguiar, Mariana Godoy e Comandante Hamilton fizeram a cobertura ao vivo do incidente, passando a notícia em tempo real ao telespectadores, porém a equipe não sabia que tudo se tratava de uma simulação da equipe de bombeiros.

Antes de saberem do que se tratava, Hamilton chegou a dizer que quatro pessoas haviam sido retiradas do local. “A princípio seria uma explosão na parte de um gerador, essa ambulância acabou de chegar, uma vítima já está sendo colocada, vítima já está sendo colocada, vítimas com ferimentos na parte do rosto”, disse.

Já Sergio e Mariana noticiaram que sete pessoas que trabalhavam no shopping ficaram gravemente feridas e foram encaminhadas a hospitais locais.

Retratação ao vivo

Logo que tomou ciência do treinamento, a emissora chamou um intervalo comercial e prometeu voltar com novas informações sobre o caso. Retornando do break, os jornalistas esclareceram ao público que não era um acidente real, sim uma simulação.

O assunto logo tornou-se um dos mais comentados nas redes sociais, principalmente no Twitter, onde alguns internautas acusaram a Record de espalhar fake news. “Meu pai falando que a Record noticiou uma explosão com várias mortes. Aquele sensacionalismo de sempre. Sendo que na realidade era um treinamento, não tinha nenhuma explosão real”, escreveu uma usuária da plataforma.

Já outros disseram que a emissora inventou a informação por audiência. “Record dá barrigada e inventa explosão de shopping durante o Fala Brasil”, “Da mesma forma inventam e aumentam outras histórias em que infelizmente o povo acredita”, “Record como sempre desesperada por audiência”, comentaram algumas pessoas.

Apesar da retratação, não houve pedido de desculpas.