Robbie Coltrane, o Hagrid de ‘Harry Potter’, morre aos 72 anos
A causa da morte ainda não foi revelada
Robbie Coltrane, um veterano comediante e ator escocês conhecido pela série policial britânica “Cracker” e, principalmente, pelo personagem Hagrid na franquia de filmes Harry Potter, morreu aos 72 anos. A notícia foi dada por sua agência WME ao The Hollywood Reporter.
O barulhento e decididamente excêntrico escocês, que começou sua carreira na comédia e no teatro, também participou em dois filmes de James Bond durante uma carreira ilustre nos dois lados do Atlântico.
Coltrane nasceu Anthony Robert McMillan em 30 de março de 1950, em Glasgow, Escócia, como filho de um médico e professor. Depois de se formar na Glasgow Art School, continuou seus estudos em arte na Moray House College of Education, em Edimburgo.
Mas como suas tentativas de se tornar um artista não deram certo, Coltrane assumiu a comédia stand-up em clubes de Edimburgo. E ele mudou seu sobrenome em homenagem à lenda do jazz John Coltrane quando passou a atuar em Londres.
Os primeiros créditos de TV de Coltrane incluem “Flash Gordon”, “Blackadder” e “Keep It in the Family”. Seus outros créditos de comédia incluíam séries como “A Kick Up the Eighties”, “The Comic Strip” e “Alfresco”, quando ele se tornou um dos pilares das telas de TV britânicas.
O papel de destaque de Coltrane foi interpretar o Dr. Edward “Fitz” Fitzgerald, um psicólogo criminal anti-social com um dom para resolver crimes na série “Cracker” de Jimmy McGovern, que teve mais de 25 episódios entre 1993 e 2006.
Essa performance vencedora do BAFTA levou Coltrane a papéis em dois filmes de James Bond, ao interpretar Valentin Zukovsky em “GoldenEye” e “O Mundo Não é o Bastante”. Outros grandes papéis coadjuvantes de Coltrane vieram quando ele interpretou Rubeus Hagrid, o Gigante, nos filmes de Harry Potter, começando com “Harry Potter e a Pedra Filosofal” em 2001.
Em 2019, entre suas performances mais recentes, Coltrane reprisou seu papel como Hagrid no curta-metragem de fantasia “Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure”. Coltrane escreveu uma autobiografia, “Coltrane in a Cadillac”, e também estrelou a série de TV de mesmo nome em 1993, onde ele dirigiu pelos EUA de Los Angeles até Nova York em um clássico carro Cadillac de 1951.