Opinião

Samuel L. Jackson revela que prefere ser Nick Fury na Marvel do que fazer ‘filmes de Oscar’

Ator foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1995 por "Pulp Fiction" e recebeu em 2022 um Oscar Honorário pela carreira

(Foto: Marvel)

O único Oscar que Samuel L. Jackson já ganhou é uma estátua honorária, mas o ícone da atuação não se importa, considerando que ele passou mais de 10 anos (e contando) interpretando Nick Fury do Universo Cinematográfico Marvel. Como Jackson disse ao Los Angeles Times, ele prefere fazer filmes da Marvel que faturam bilhões de dólares do que ganhar Oscars ou perseguir papéis que atraem o Oscar.

“Por mais cansado que eu quisesse estar sobre isso, você sabe, pensando: ‘Bem, eu deveria ter ganhado um Oscar por isso ou deveria ter ganhado por isso e não aconteceu’, uma vez que superei isso há muitos anos, não foi grande coisa para mim”, disse Jackson. “Eu sempre me divirto indo ao Oscar. Estou sempre ansioso para receber uma cesta de presente para ser um apresentador. [Risos] Eu dou coisas para meus parentes; minha filha e minha esposa levavam coisas para fora. É legal… Mas fora isso, eu já superei.”

Jackson acrescentou: “Eu nunca deixaria o Oscar ser uma medida do meu sucesso ou fracasso como ator. Meu critério de sucesso é minha felicidade: estou satisfeito com o que estou fazendo? Eu não estou fazendo filmes que ‘perseguem estatuetas’. Você sabe [sussurra]: ‘Se você fizer este filme, você ganhará um Oscar.’ Não, obrigado. Eu prefiro ser Nick Fury. Ou me divertindo sendo Mace Windu com um sabre de luz na mão.”

Isso não quer dizer que Jackson acredita que ele não deveria ter um Oscar de atuação na prateleira. O artista disse ao The Sunday Times em março que deveria ter ganhado o Oscar de ator coadjuvante quando foi indicado por seu papel em “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino. Jackson foi indicado naquele ano contra Martin Landau (“Ed Wood”), Chazz Palminteri (“Bullets Over Broadway”), Paul Scofield (“Quiz Show”) e Gary Sinise (“Forrest Gump”). Landau foi premiado com o Oscar. Jackson disse que também perdeu outro Oscar por “Jungle Fever”, para o qual ele nem foi indicado.

Falando ao Los Angeles Times, Jackson disse que está bem em desistir de papéis no Oscar se isso significar fazer filmes “que as pessoas só querem ver para que possam sair de si mesmas”, acrescentando: “Esse é o cara que escolhi ser e eu estou bem com isso. Estou satisfeito porque sou assim. Eu sou o cara que faz as falas que as pessoas veem nas camisetas. Há atores que seguem suas carreiras inteiras e ninguém pode citar uma fala que eles disseram em um filme. As pessoas vão assistir meus filmes para ver o quão louco eu vou ser ou ver quantas vezes eu digo ‘motherfucker’. O que quer que os coloque nos assentos.”

Os fãs da Marvel terão Jackson reprisando seu papel de Nick Fury na próxima série do Disney+, “Invasão Secreta”. O show é estrelado por Jackson ao lado de Ben Mendelsohn, Cobie Smulders, Martin Freeman e Don Cheadle.