Música

Sandoval Shakerman aposta em formato digital para divulgar rock goiano

O cantor Sandoval Shakerman esteve vários anos no cenário de rock independente goiano à frente…

O cantor Sandoval Shakerman esteve vários anos no cenário de rock independente goiano à frente da banda Shakemakers. Agora, após o final da banda, ele está em carreira solo com nova banda de apoio e decidiu aposta em um formato contemporâneo para divulgar as suas músicas: nada mais de CDs físicos e álbuns completos; o foco é se dedicar ao formato digital e ao lançamento bem trabalhado de singles.

“Eu fiz parte de uma banda por 16 anos, a Shakemakers, com dois CDs lançados. Aí a banda acabou no ano passado e na hora de começar um novo projeto eu identifiquei no mercado que ninguém mais compra CD”, declarou.

Segundo músico, quem ainda grava CD o usa como um “cartão de visita”: “Os artistas distribuem de graça”, disse, “Isso na música em geral e não só no rock,  é difícil lançar CD físico atualmente”.

Sendo assim, ele decidiu aderir ao formato que tem trazido sucesso a vários artistas independentes, principalmente do funk e do sertanejo> o investimento em streaming e no YouTube.

Segundo ele, os “views” substituíram a platina: “Os artistas lançam a música no YouTube e não falam mais em disco mais vendido, mas em vídeo mais acessado. E tudo é por streaming. Como é uma coisa nova, a indústria ainda está se readaptando”, declarou.

Ele também desaprova lançar um álbum completo de cara, pois “às vezes as pessoas nem param para ouvir”. Sandoval fala que o consumidor de música está em dois formatos: quem ouve streaming e o colecionador que voltou a comprar o vinil, que voltou a ser um objeto de luxo.

Sandoval Shakerman - O Indomável

“Firmei uma parceria com a Monstro e propus essa questão de só lançar as músicas apenas no formato digital”, conta, “Lançamos no final do ano passado o primeiro single, chama O Indomável, e agora lançamos o segundo single que é Chevette Marrom”.

A ideia é “a pessoa reparar em cada música, em cada single, cada uma teve uma capa própria e foram produzidos individualmente”, sendo cada música um produto final em sim mesmo. E o plano segue: “agora estou preparando mais dois”, promete.

Até o final do ano, Sandoval quer lançar um total de oito músicas, todas neste formato. “Oito é o que já temos no gatilho, mas pode aparecer mais coisa”, explica. A partir do próximo, as canções já serão gravadas com sua nova banda de apoio e serão assinados Sandoval Shakerman e Os Indomados.

Sandoval Shakerman - Chevette Marrom

“Depois de lançar um número de singles vamos fazer uma coletânea em vinil. Levantar uma grana e talvez até o ano que vem lançar essa coletânea”, planeja.

“O vinil ainda estamos atrás do financiamento. Não entrei em nenhuma lei de incentivo ainda, mas é uma ideia para conseguir financiar, porque não é barato e em último caso tirar do próprio bolso”, disse. Outra possibilidade está em parcerias e selos independentes: “Temos alguns contatos aqui no Brasil, mas também tenho um contato de um pessoal no Canadá e talvez viabilize com eles”.

Após o que Sandoval considera uma boa recepção no YouTube, ele e sua nova banda acabaram de começar a retornar para os palcos e planejam fazer mais shows ao longo dos próximos meses.

“Estamos com um projeto que começamos a fazer que é de rock na rua, fizemos o primeiro evento no domingo passado, que é uma proposta de popularizar o rock de novo”, revelou. “Temos essa vontade de tocarmos em bairros voltados para o público dos bairros mesmo, para um público novo que não é acostumado com show de rock e que tem uma imagem muito distante do rock”, disse Sandoval. Segundo o cantor eles já receberam propostas para tocar até em Trindade e Aparecida de Goiânia, “Tudo por conta dessa repercussão que teve no WhatsApp”.

“Fizemos o primeiro show no Cruzeiro do Sul, em Goiânia, foi muito bom, deu uma repercussão fantástica. A ideia nossa é investir nisso e temos o planejamento de fazer um novo evento no Centro no mês que vem e estamos buscando parceiros nos bairros”, finaliza.