Cinema

Scarlett Johansson sai de ‘Rub & Tug’ após controvérsia

Ativistas protestaram para que o papel fosse dado a um ator transgênero

A atriz Scarlett Johansson saiu do filme Rub & Tug após controvérsia na internet e protestos de ativistas. No filme, baseado em fatos reais, ela daria vida à Dante “Tex” Gill, um homem trans.

Johansson divulgou uma nota de esclarecimento sobre sua saída dizendo “sob as questões éticas levantadas recentemente ao redor do meu papel como Dante Tex Gill, decidi respeitavelmente me retirar do projeto. Nossa compreensão cultural sobre pessoas transgênero continua progredindo e aprendi muito com a comunidade desde que fui originalmente escalada e agora percebo que foi algo insensível. Tenho grande respeito  e amor pela comunidade trans e sou grata por fazer parte do debate sobre inclusão em Hollywood”.

O filme conta a história de Jena Marie Gill que assume a identidade masculina de Dante durante os anos 70 e 80 quando geria uma casa de massagem e prostíbulo nos EUA.

A escalação de Johansson foi anunciada no dia 2 de julho e desde então lançou o nome da atriz em uma grande controvérsia conforme fãs e ativistas cobravam que o papel fosse de fato passado para um ator homem trans por uma maior inclusão já que atores trans raramente ganham alguma exposição significativa.

Não é a primeira vez que Scarlett se vê no meio de uma polêmica parecida: quando foi escalada para o papel da Major em Ghost in the Shell, uma personagem japonesa, ela foi alvo de diversas críticas conforme o estúdio tentava alterar e justificar a escalação como forma de acomodar a estrela no filme. Não é de se estranhar que ela tenha decidido evitar passar por isso novamente.