PREMIADÍSSIMA

‘Schitt’s Creek’: a série que bateu recorde no Emmy, mas (quase) ninguém viu

Não é exatamente uma novidade quando o Emmy decide celebrar o conjunto da obra de…

Não é exatamente uma novidade quando o Emmy decide celebrar o conjunto da obra de uma série e amontoá-la de troféus em sua temporada final. Foi assim com “Game of thrones”(HBO), em 2019, por exemplo. Mas, convenhamos, tal manobra se torna um tanto quanto inusitada quando é feita em nome de uma produção menos popular, com menor audiência, repercussão e orçamento.

Na noite deste domingo (20), quem acompanhou a festa do Emmy de olho nas redes sociais, se divertiu bastante com a reação de muitas pessoas diante do domínio de “Schitt’s Creek” nas categorias de comédia, com suas sete vitórias. “Esse não é o cara de ‘American pie’?”. “Caramba, essa é aquela atriz que fazia o papel de mãe do Macaulay Culkin em ‘Esqueceram de mim’?”. “Onde passa isso?”.

O nome da série, aliás, foi motivo para piada recorrente durante a cerimônia, toda vez que o apresentador Jimmy Kimmel a mencionava. O motivo? A sonoridade da palavra “Schitt’s”, que é idêntica à de “shit” (merda, em inglês). A transmissão resolveu o incidente de um jeito gaiato, inserindo na tela a grafia correta da série sempre que Kimmel a citava.

‘Schitt’s Creek’: série precisou ser ‘legendada’ toda vez que era citada por Jimmy Kimmel para não ser confundida com palavrão Foto: Reprodução

Entre a surpresa e a curiosidade, muita gente ficou espantada com a derrota acachapante de produções mais badaladas, como “The good place” (Netflix) — também em sua temporada final — e “The marvelous Mrs. Maisel” (Amazon). Mas afinal de contas, qual o charme de “Schitt’s Creek”? Do que se trata “Schitt’s Creek”? Onde assistir a “Schitt’s Creek”?

‘Schitt’s Creek’ é sobre o quê?

A série foi idealizada pelo ator, produtor e roteirista canadense Eugene Levy, que marcou a adolescência de quem cresceu nos anos 1990 no papel de Sr. Levenstein, em “American pie” (1999). No projeto de “Schitt’s Creek”, Eugene teve a parceria do filho, Dan Levy.

Eugene Levy e o filho, Dan Levy (ao fundo), dupla por trás de 'Schitt's Creek', melhor comédia do Emmy 2020 Foto: AFP
Eugene Levy e o filho, Dan Levy (ao fundo), dupla por trás de ‘Schitt’s Creek’, melhor comédia do Emmy 2020 Foto: AFP

Exibido no Canadá pela emissora CBC, o programa, ignorado por gigantes como HBO e ABC, acabou caindo nas graças do modesto canal a cabo americano Pop TV.

Em seis temporadas, iniciadas em 2015, “Schitt’s Creek” narra a saga de uma família rica que vai à falência e precisa se mudar para o único bem que lhe resta: uma cidadezinha comprada pelo patricarca Johnny Rose (Eugene Levy), cujo nome é Schitt’s Creek.

O talentoso elenco tem também Catherine O’Hara na pele de Moira Rose, mulher de Johnny. Para quem ainda não associou o nome à pessoa, Catherine interpretou a mãe de Macaulay Culkin em “Esqueceram de mim”.

Catherine O'Hara discursa após receber seu prêmio de melhor atriz em comédia, na série 'Schitt's Creek' Foto: - / AFP
Catherine O’Hara discursa após receber seu prêmio de melhor atriz em comédia, na série ‘Schitt’s Creek’ Foto: – / AFP

Completam o time Annie Murphy e Dan Levy, intérpretes dos filhos Alexis e David Rose.

Quantos Emmy a série venceu?

“Schitt’s Creek” bateu um recorde na noite deste domingo, se tornando a série de comédia com mais vitórias por uma mesma temporada.

A produção levou para casa sete troféus: melhor série de comédia, melhor direção em série de comédia, melhor roteiro em série de comédia, melhor ator em série de comédia (Eugene Levy), melhor atriz em série de comédia (Catherine O’Hara), melhor ator coadjuvante em série de comédia (Dan Levy) e melhor atriz coadjuvante em série de comédia (Annie Murphy).

Onde assistir no Brasil?

Desde maio “Schitt’s Creek” está na programação do canal a cabo Comedy Central. As três temporadas iniciais estão disponíveis no Net Now. E no Prime Video é possível conferir a série com a assinatura extra do canal Paramount+, por R$ 19,90.