Sean Penn está na Ucrânia fillmando documentário sobre invasão russa
Ator visitou pela primeira vez a Ucrânia em novembro de 2021
Sean Penn está na Ucrânia filmando um documentário sobre a invasão da Rússia, confirmou a Vice Studios. O ator vencedor do Oscar apareceu em uma coletiva de imprensa na última quinta-feira em Kiev, capital da Ucrânia, ouvindo autoridades do governo falarem sobre a crise.
O documentário é uma produção da Vice Studios em associação com a Vice World News e a Endeavor Content.
Penn visitou a Ucrânia pela última vez em novembro de 2021 e começou a se preparar para seu documentário visitando os militares do país. Fotos da viagem de novembro de Penn foram divulgadas na época pelo Serviço de Imprensa da Operação das Forças Conjuntas Ucranianas.
“Penn visitou o Gabinete do Presidente e conversou com a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk, bem como jornalistas locais e membros das forças armadas ucranianas” desde que chegou à Ucrânia esta semana, escreveu a Newsweek. O Gabinete do Presidente emitiu um comunicado através da embaixada ucraniana elogiando o ator e cineasta premiado.
“O diretor veio especialmente a Kiev para registrar todos os eventos que estão acontecendo atualmente na Ucrânia e contar ao mundo a verdade sobre a invasão russa ao nosso país”, diz a tradução do comunicado. “Sean Penn está entre aqueles que apoiam a Ucrânia na Ucrânia hoje. Nosso país é grato a ele por esta demonstração de coragem e honestidade”.
A declaração acrescenta: “Sean Penn está demonstrando bravura que a muitos outros têm faltado, em particular alguns políticos ocidentais. Quanto mais pessoas assim – verdadeiros amigos da Ucrânia, que apoiam a luta pela liberdade – mais rápido podemos parar essa hedionda invasão da Rússia.”
Penn esteve no centro de muitas operações antiguerra e humanitárias ao longo dos anos. O documentário do Discovery Plus de 2020, “Citizen Penn”, relatou os esforços do ator na criação da organização sem fins lucrativos Community Organized Relief Effort, também conhecida como CORE, em resposta aos terremotos no Haiti de 2010. A CORE também enviou equipes para ajudar no COVID-19 testes e vacinas em todo o país.