Spotify e Universal Music selam acordo de prioridade para usuários premium
A Spotify anunciou nesta terça-feira (4) um acordo com a Universal Music Group, visando prioridade…
A Spotify anunciou nesta terça-feira (4) um acordo com a Universal Music Group, visando prioridade de discos aos usuários premium da plataforma de streaming. Segundo anunciado, os pagantes terão acesso exclusivo aos lançamentos das gravadoras dentro do grupo da empresa fonográfica.
De acordo com Daniel Ek, co-presidente da Spotify, os artistas da Universal, caso queiram, poderão lançar discos que ficarão disponíveis apenas para usuários premium. Depois de duas semanas, usuários free também terão acesso às faixas. Singles, entretanto, estarão disponíveis para todos.
“Nem todos os álbuns de todos os artistas devem ser lançados da mesma maneira, e trabalhamos muito com a Universal para desenvolver uma política nova e flexível de lançamento”, disse ele. O grupo Universal detém os direitos musicais de Lady Gaga, Lana Del Rey, Maroon 5, Kanye West e Katy Perry.
Taylor vs. Streaming
Taylor Swift também é uma das artistas do selo. Ela tem um histórico de ir contra serviços de streaming, acusando-os de pagar um valor risível aos artistas. Além disso, ela não acredita que a música – que tem muito trabalho envolvido nos bastidores – deva ser compartilhada gratuitamente na íntegra.
A expectativa é que ela repense e volte a disponibilizar seu catálogo no Spotify. Até o momento, a cantora não se manifestou. Os álbuns de Swift, em streaming, podem ser ouvidos apenas no Tidal, com exceção do seu último lançamento, “1989”. Este é exclusivo da Apple Music.