Steven Spielberg compartilha seus conselhos para futuros cineastas
Diretor está atualmente divulgando o seu novo filme nos cinemas, "Amor Sublime Amor"
Steven Spielberg é um dos nomes de maior sucesso em Hollywood, sendo responsável por escrever, dirigir e produzir dezenas de filmes que são sucessos de bilheteria e queridinhos da crítica. Portanto, é seguro dizer que todo aspirante a cineasta adoraria receber alguns conselhos de carreira do mestre. Ao divulgar seu novo filme, “Amor Sublime Amor”, Spielberg aproveita para aconselhar futuros cineastas.
Durante entrevista ao site Collider, lhe perguntaram o que ele que gostaria que as pessoas soubessem sobre a produção de filmes, e Spielberg foi rápido em dizer que esperava que as pessoas não aprendessem realmente como as coisas funcionam por trás das câmeras. Nas palavras do diretor, assistir a um filme é uma experiência mágica que poderia ser arruinada se as pessoas soubessem como suas histórias favoritas são montadas. Nas palavras de Spielberg:
“Espero que eles nunca aprendam nada sobre como fazer filmes. Espero que eles nunca saibam. Espero que eles nunca vejam quem está por trás da cortina. Eu acho que se eles não querem ser um cineasta, então se eles não querem entrar no negócio e só querem se divertir ou querem ser transportados para outro lugar, é melhor não saber muito porque você não quer derrubar aquela quarta parede proverbial. Você quer se manter protegido e protegido de qualquer conhecimento diferente daquele que a história está jogando de volta para você.”
Embora deseje que o público não saiba muito sobre como fazer filmes, Spielberg disse que está observando de perto uma nova geração de contadores de histórias que usam seus telefones para alcançar o mundo. Na opinião de Spielberg:
“Há todo um outro subconjunto de pessoas que querem contar suas histórias, e as estão contando agora em seus iPhones, e as estão contando agora nas redes sociais e no Twitter, no Instagram e no TikTok. Estou de olho neles o tempo todo, porque isto é … esses são os indivíduos que deveriam saber o que se passa na preparação de um roteiro.”
Para esses aspirantes a contadores de histórias, Spielberg fica feliz em compartilhar seu conselho. E não tem nada a ver com o movimento da câmera, já que a técnica não é tão importante quanto manter as pessoas assistindo aos seus filmes. Spielberg explica:
“O único conselho que adoro dar é não se preocupar tanto com a técnica e não se preocupar tanto com onde colocar a câmera ou onde ter luz. Preocupe-se com uma coisa ou pense em uma coisa, preocupe-se com, como você conta uma história que seja realmente interessante, que você pode fazer alguém não sair da sala bem no meio do seu segundo ato de contar a história? Como você simplesmente conta uma história em que as pessoas se inclinam para o que você está dizendo e não recuam, não começam a olhar ao redor da sala? Encontre primeiro uma maneira, uma maneira atraente de expressar sua arte por meio da narrativa. Depois de conseguir isso, há muitas pessoas neste mundo que irão contorná-lo e mostrar-lhe o caminho, mas aprender a ser um contador de histórias é o conselho mais importante que posso lhe dar.”
“Amor Sublime Amor” estreia nos cinemas brasileiros neste próximo dia 09 de dezembro.