Streaming de música apresenta queda desde início da pandemia do novo coronavírus
Apesar de trancadas em casa durante a quarentena do novo coronavírus, as pessoas não tem…
Apesar de trancadas em casa durante a quarentena do novo coronavírus, as pessoas não tem ouvido mais música nas plataformas de streaming. De acordo com informações publicadas no site Quartz, países mais afetados pelo Covid-19 apresentaram queda entre 2% e 24% no consumo de música online.
A Itália é o país que mais apresenta queda nos streams e também o que mais tem apresentado novos casos de infecções e mortes pelo novo coronavírus (47.021 casos e 4.032 mortes, até o fechamento desta matéria). Segundo o Quartz, houve uma queda de 23,1% em um período de 15 dias no consumo das 200 músicas mais populares no Spotify.
Nos Estados Unidos, a redução foi de 13,3%. Na Espanha, de 12,7%.
A reportagem, entretanto, não deixa claro se, nesta plataforma, a queda de reproduções se deu apenas na lista das mais populares da plataforma ou em todo o conteúdo de modo geral.
O Mais Goiás entrou em contato com a assessoria de imprensa da Deezer, que afirmou que houve, de fato, um declínio geral de aproximadamente 20%, entre o pico e a queda, em toda a plataforma. Entretanto, os streamings voltaram a crescer.
A empresa também afirmou que, embora o número de reproduções de música tenha caído, o de podcasts cresceu cerca de 24%. Possivelmente pela busca de novas informações.
Impacto no entretenimento
Com a queda no consumo de música e a impossibilidade de fabricação e venda de discos físicos, artistas e gravadoras têm adiado lançamentos até que a pandemia passe.
Hayley Williams, ex-vocalista da banda Paramore, anunciou via redes sociais que vai alterar a maneira como lançará as novas músicas daqui para frente. Ao invés de um EP completo, a cada semana uma faixa será divulgada. “Minha esperança é de que, ao fazer isso, haverá algo para esperarmos nestes dias estranhos que estão por vir”, escreveu.
A britânica Charli XCX também anunciou que não lançará um “álbum oficial” durante a pandemia. A banda CNCO também decidiu adiar o lançamento de um novo disco.
O novo disco da cantora Lady Gaga, Chromatica, também esteve na mira no adiamento. Isso porque, além do decréscimo nos números de streaming, espera-se uma queda de 90% da venda de discos físicos, segundo um artigo publicado na revista Pitchfork.
Há, entretanto, quem não se importe. O cantor The Weeknd lançou, conforme planejado, o disco After Hours nesta sexta-feira (20). O primeiro do artista desde Starboy, de 2016.
O streaming de vídeo, por outro lado
Cresceu. E muito. De acordo com dados da empresa Nielsen, apenas nos Estados Unidos houve um aumento de 60% do streaming de programas de televisão. A empresa de telefonia Verizon também registrou um aumento de 75% dos serviços de videogame no país desde o início das campanhas globais de isolamento social.
Na Europa, empresas como Netflix e Google já reduziram a qualidade dos vídeos para que não haja colapso das redes, uma vez que muitas pessoas estão assistindo aos conteúdos de uma só vez.
Isto, talvez, explique por que as pessoas deixaram de ouvir música: porque estão vendo televisão.