Taylor Swift é eleita ‘Pessoa do Ano’ pela Time
Revista colocou a cantora mais ouvida do mundo em 2023 no mesmo patamar de Elvis Presley, Michael Jackson, Madonna e Bob Dylan
Na última terça-feira (5) Taylor Swift conquistou a 5ª posição no ranking da Forbes, que destacou as mulheres mais poderosas do mundo em 2023, tornando-se a primeira artista na história a figurar entre os cinco primeiros colocados da revista. Agora, mais um feito no currículo: a cantora foi escolhida como ‘Pessoa do Ano’ pela Time, marcando a primeira vez que um músico recebe tal título.
Segundo a revista, as realizações de Swift como artista – culturalmente, criticamente e comercialmente – “são tão numerosas” que é irrelevante contá-las. Como estrela pop, a publicação a colocou ao lado de Elvis Presley, Michael Jackson e Madonna. Como compositora, ela foi comparada a Bob Dylan e Paul McCartney.
“Discutir seus movimentos é como discutir política ou o clima – uma língua falada tão amplamente que não precisa de contexto. Ela se tornou a personagem principal do mundo”, ressalta a “Time“.
“Num mundo dividido, onde demasiadas instituições estão a falhar, Taylor encontrou uma forma de transcender fronteiras e ser uma fonte de luz”, destaca a publicação. “A rara pessoa que é a escritora e a heroína de sua própria história. Seu caminho é um que nunca foi trilhado antes”, continua o texto.
Turnê, filme, Spotify e Cristo Redentor
‘The Eras’, a mais recente turnê da artista – que teve uma conturbada passagem pelo Brasil – tem previsão de se tornar a maior de todos os tempos. Além disso, a ela são atribuídas altas na economia de países pelos quais passou. E mais: cerca de dez universidades pelo mundo possuem cursos voltados à Taylor Swift – incluindo Harvard. “Cidades, estádios e ruas foram renomeados em sua homenagem”, lê-se na Time.
Vale lembrar que, no Brasil, a cantora foi homenageada com uma projeção no Cristo Redentor, e comentou sobre o caso dizendo que “foi uma das coisas mais generosas que já fizeram por ela”.
“Seu catálogo [de discos] é tão querido que, ao relançá-lo, ela frequentemente quebra recordes que ela mesma estabeleceu. Ela é a última monocultura que resta em nosso mundo estratificado”, destaca a revista.
Swift foi também a artista mais ouvida no mundo em 2023, no Spotify. Depois dela, aparecem Bad Bunny, The Weeknd, Drake e Peso Pluma, nesta ordem.
A loirinha ainda bateu outra marca impressionante. Em cartaz nos cinemas, o filme “Taylor Swift: The Eras Tour” já ultrapassou a marca de US$ 250 milhões de arrecadação e figura entre os 20 maiores filmes lançados em 2023.
Time sobre Taylor Swift:
“Por construir um mundo próprio que criou um lugar para tantos, por transformar sua história para se tornar uma lenda global, por trazer alegria a uma sociedade que precisa desesperadamente dela, Taylor Swift é a Pessoa Do Ano de 2023”.
“Ela alcançou uma espécie de fusão nuclear: unir arte e comércio para liberar uma energia de força histórica. E fez isso abraçando o que ela faz melhor do que ninguém, entretendo e escrevendo músicas que conectam as pessoas.”
“Swift também é um símbolo de mudança geracional: ela é apenas a quarta Pessoa do Ano solo nascida no último meio século”.
“Ninguém mais no planeta hoje consegue movimentar tantas pessoas de uma maneira tão eficiente. Alcançar esse feito é algo que muitas vezes atribuímos aos alinhamentos dos planetas e destinos, mas dar muito crédito às estrelas ignora a habilidade e o poder dela (Taylor).”