Taylor Swift se pronuncia politicamente e fãs se revoltam na internet
A cantora se posicionou contra candidata republicana conservadora do Tennessee e, em protesto, fã divulga vídeo queimando seus CDs
Pela primeira vez em anos, Taylor Swift quebrou o silêncio e falou sobre política de forma pública. Com um post no Instagram, a estrela pop se posicionou contra a direita conservadora dos Estados Unidos. Em referência a candidata republicana Marsha Blackburn, Taylor disse “acreditar na luta pelos direitos LGBT, e que toda forma de discriminação baseada em orientação sexual ou gênero é ERRADA”. Assim mesmo, em maiúsculo.
A candidata ao senado Marsha Blackburn votou contra um projeto de lei que protege mulheres que sofreram violência doméstica, contra o casamento de pessoas do mesmo sexo e contra a igualdade de salários entre os sexos. Em um dos trechos de sua publicação, Taylor diz que “sempre escolheu seu voto baseado em qual candidato irá proteger e lutar pelos direitos humanos que acredita que todos merecem no país”.
Leia o posicionamento político de Taylor Swift, em inglês, aqui:
“Os eventos nos últimos dois anos mudaram minha opinião sobre a expressão de opiniões políticas”, explicou Swift, não especificando quais eventos. Neste período, a cantora ganhou um caso de agressão sexual contra um DJ de rádio acusado de apalpá-la e acirrou a rivalidade com Kanye West e sua esposa Kim Kardashian. “Acredito que o racismo sistêmico que ainda vemos neste país em relação a pessoas de cor é aterrorizante, repugnante e predominante”, continuou na publicação.
A situação fez com que seus fãs mais conservadores literalmente queimassem seu trabalho. No Twitter, um deles compartilhou um vídeo colocando fogo em seus CDs como forma de manifestação.
Veja o fã queimando os discos de Taylor Swift:
they gave her their money and now they are breathing in carcinogen. the devil works hard but taylor swift works harder. pic.twitter.com/bLyjpd8qs1
— meg (gemini) (@andswiftruns) 8 de outubro de 2018
No passado, Swift foi criticada por não expressar suas posições políticas e “acusada” de votar em Donald Trump. Como uma das principais cantoras da atualidade, era esperado que ela apoiasse Hillary Clinton nas eleições de 2016, como diversas celebridades fizeram na época. A artista nunca revelou seu voto.
No Brasil
Recentemente a cantora Anitta se viu envolvida em polêmica parecida. Ela seguiu no Instagram uma amiga que apoia o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). A carioca recebeu duras críticas de seus fãs, por não se posicionar contra o candidato.
Posteriormente, Anitta afirmou ter recebido xingamentos e até ameaças pela rede social, e rebateu os fãs alegando “ser um direito dela não querer opinar sobre política”.
*Fabrício Moretti é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo