TBT Mais Goiás: Lua de Cristal, maior sucesso de Xuxa no cinema, completa 30 anos
Uma das produções nacionais mais adoradas por quem foi criança nos anos 90 completou 30…
Uma das produções nacionais mais adoradas por quem foi criança nos anos 90 completou 30 anos de lançamento no dia 21 de junho. Protagonizado por Xuxa, o filme Lua de Cristal, dirigido por Tizuka Yamasaki, provavelmente é o mais amado feito pela eterna rainha dos baixinhos, que já atuou em mais de 20 filmes durante a carreira.
Para se ter uma ideia da força de Lua de Cristal, o longa foi a maior bilheteria da década de 1990 no Brasil: cinco milhões de espectadores. A obra deteve durante 16 anos o recorde de maior venda de ingressos de cinema no país na primeira semana, com mais de 920 mil espectadores. O recorde só foi quebrado em 2006, com Dois Filhos de Francisco.
A história não é novidade para ninguém. Maria da Graça (Xuxa) sai do interior e vai para São Paulo com a intenção de fazer aulas de canto. Lá, ela se hospeda na casa da tia Zuleika e dos primos Lidinha e Mauricinho, que vivem a atormentando.
Contudo, Maria conhece a pequena Duda e o desajeitado Bob, que vão ajudá-la a conseguir realizar o sonho de ser uma grande cantora.
Lua de Cristal é um conto de fadas de comédia, com cenas que marcaram quem sempre assistia, principalmente nas diversas vezes que ele era transmitido na Sessão da Tarde, da Globo. Cenas como a do personagem de Sérgio Mallandro de príncipe montado em um cavalo branco, a guerra de comida na lanchonete e Maria da Graça tomando banho de leite à luz da lua, nunca saíram da memória dos fãs.
As sequências engraçadas, como Maria da Graça procurando emprego, tia Zuleika grudada no vaso sanitário e Lidinha tendo o cabelo pintado de loiro pela prima que tanto odeia, eram alternadas por cenas um tanto quanto tristes para um filme infantil.
Como esquecer os primeiros minutos do longa, com a protagonista Maria da Graça despedindo da mãe; das cenas de flashback em que ela relembra de quando era criança e não conseguia cantar em público e de quando ela se depara com sua planta toda cortada e canta a música Verde Que te Quero Verde.
Curiosidades
• A princípio, o filme iria se chamar Xuxa e a Turma Invencível. Contudo, quando a música tema ficou pronta, Xuxa e os produtores gostaram da canção e decidiram trocar o título para Lua de Cristal.
• No dia da estreia do longa no Rio de Janeiro, quem levasse um quilo de alimento não perecível, não pagaria o ingresso. Todas as 450 toneladas de alimentos arrecadadas foram destinadas à campanha beneficente “Doe a quem dói”, da LBA (Legião Brasileira de Assistência).
• Xuxa e Sérgio Mallandro acompanharam a estreia do filme em alguns cinemas pelo país, como São Paulo e Maceió. No cinema Casa Shopping 2, no Rio de Janeiro, os 650 lugares disponíveis na sala não foram suficientes para acolher as mais de mil crianças que compareceram. Detalhe: era só para a primeira sessão.
•Em Brasília, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para conter o tumulto e evitar acidentes. O público aguardou por mais de duas horas para conseguir entrar no cinema.
• O VHS do longa foi lançado enquanto ainda era exibido nos cinemas, em agosto de 1990. A fita trazia uma pequena filmagem de Xuxa falando sobre o lançamento naquele formato.
• Todos os paquitos e paquitas usam os nomes verdadeiros em Lua de Cristal, assim como Duda Little. A protagonista também usa o nome de verdade, Maria da Graça, e nunca é chamada de Xuxa durante o filme.
• Ayrton Senna, namorado da apresentadora na época, estava assistindo as filmagens da cena de quebradeira na lanchonete. Segundo Xuxa, em uma entrevista para a Revista Marie Claire, o piloto estava com muita vontade de participar das gravações, o que não aconteceu.
• O cavalo branco que Bob monta para salvar Maria da Graça, é na verdade uma égua. Sérgio Mallandro, ao filmar a cena na Floresta da Tijuca, não conseguiu controlar o animal, que acabou quebrando uma câmera.
Além da telona
Recentemente, o canal do Youtube XuperBlog fez uma série de vídeos em comemoração aos 30 anos do filme. Os vídeos contam com entrevistas exclusivas de membros da produção e do elenco, como Júlia Lemmertz (Lidinha), Avelar Love (Mauricinho), a paquita Juliana Baroni, a própria Xuxa entre outros.
E para quem ama Lua de Cristal, uma novidade. Os cineastas Rodrigo Nicodemo, Diego Alexandre e Gabriel Silva estão produzindo, de forma independente e sem fins lucrativos, o documentário Lua de Cristal 30 Anos.
Segundo o trio, 80% das filmagens já foram feitas. Além da diretora Tizuka Yamasaki, até o momento foram entrevistados o produtor Diler Trindade, a roteirista Yoya Wursch, o compositor Michael Sullivan, bem como parte do elenco. O documentário deve sair no segundo semestre.
Confira um trecho de Lua de Cristal 30 Anos:
https://www.emaisgoias.com.br/xuxa-afirma-que-vai-parar-de-fazer-shows-em-2021-ultima-viagem-da-nave/
*Com informações do Xuper Blog