DA NOSSA TERRA

Tenor goiano apresenta espetáculo sobre a história da rádio brasileira no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Apresentação acontece nos dias 14 e 15 de setembro

O tenor goiano Adriano Pinheiro estreia o espetáculo “O Sonho de Edgard, A Invenção do Rádio” no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. As apresentações estão marcadas para os dias 14 e 15 de setembro, com regência de Priscila Bomfim e montagem da ópera “Pagliacci” de R. Leoncavalo, em colaboração com o Coro e Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e solistas convidados.

Em entrevista ao Mais Goiás, Adriano Pinheiro explicou como surgiu a ideia para o espetáculo. Ele destacou que o trabalho aborda a história de Roquete Pinto e o desenvolvimento da rádio no Brasil. O formato de metateatro é utilizado para inserir a trajetória de Roquete Pinto, a evolução da rádio brasileira e uma opereta chamada “A Noiva do Condutor”, que também é tema de seu doutorado na Universidade de Aveiro, em Portugal.

O objetivo do espetáculo é trazer a vibração da música popular brasileira para o meio erudito, explorando o conceito de obra aberta na música popular, que permite maior liberdade de improvisação. Paralelamente, a produção explora a história de Roquete Pinto, desde sua carreira como antropólogo até sua participação na criação da primeira estação de rádio do Brasil.

Sob a direção de Antônio Ventura, o espetáculo busca recriar a atmosfera dos anos trinta, combinando elementos da técnica europeia de Arnold Glückmann com o samba brasileiro de Noel Rosa. A narrativa abrange a trajetória de Roquete Pinto e destaca a estreia do rádio em 1922, quando a ópera “O Guarani” foi transmitida, junto com o discurso do presidente Epitácio Pessoa.

Adriano Pinheiro, conhecido por sua atuação internacional como tenor, retornou ao Brasil após uma carreira no exterior. Sua dedicação à música e paixão pelo canto o levaram a criar esse espetáculo que explora a história da rádio no Brasil, convidando o público a refletir sobre o papel fundamental da radiodifusão na cultura e sociedade do país.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Adriano Pinheiro, conhecido por sua atuação internacional como tenor, retorna ao Brasil após uma carreira no exterior. Sua dedicação à música e paixão pelo canto o levaram a criar esse espetáculo que explora a história da rádio no Brasil, convidando o público a refletir sobre o papel fundamental da radiodifusão na cultura e sociedade do país. Com um currículo que abrange ópera, música de concerto e música de câmara, o tenor graduou-se em música na UFG, completou estudos em Nova York.