Cannes

‘Titane’ ganha a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes 2021

Anúncio foi feito pelo diretor Spike Lee, que foi o presidente do júri no festival deste ano

(Foto: Reprodução)

Spike Lee se adiantou e anuncioou o vencedor da Palma de Ouro, “Titane”, antes dos outros prêmios do Festival de Cinema de Cannes.

Dirigido pela pioneira francesa do gênero Julia Ducournau, “Titane” é um radical longa de terror – um retrato de um serial killer engravidado por um carro que disfarça seu gênero e fica disfarçado como o filho há muito tempo perdido de um bombeiro solitário – com certeza causará debates enquanto estreia ao redor do mundo. A escolha marca a segunda vez que um filme feito por uma mulher lidera o show.

O erro de Lee fez o anúncio dos vencedores seguir cambaleante, roubando o suspense habitual dos outros prêmios, mas criou uma energia totalmente imprevisível enquanto os que estavam na sala tentavam imaginar como fariam para a premiação voltar aos trilhos.

O primeiro vencedor a receber um prêmio foi o protagonista de “Nitram”, Caleb Landry Jones, que ganhou o prêmio de Melhor Ator por seu desempenho impressionante como o autor do massacre australiano de Port Arthur. O prêmio de Melhor Atriz foi para Renate Reinsve por seu papel em “A Pior Pessoa do Mundo”.

Os prêmios especiais do júri foram dados “Ahed’s Knee”, de Nadav Lapid, e ao longa “Memoria” de Apichatpong Weerasethakul.