Cinema

Titanic: James Cameron responde de novo porque o Jack morreu

O filme Titanic, dirigido por James Cameron, completa em dezembro 20 anos e será relançado em…

O filme Titanic, dirigido por James Cameron, completa em dezembro 20 anos e será relançado em vários cinemas pelo mundo para comemorar. Sendo assim, a Vanity Fair entrevistou o diretor e quis saber porque o casal Jack e Rose não pôde ficar junto no final.

A polêmica, relembrada sempre pelos fãs, é que tanto Rose, vivida por Kate Winslet, quanto Jack (Leonardo DiCaprio) cabiam na porta flutuante, evitando que Jack (spoilers de 20 anos) morresse no final, congelado nas águas árticas.

Até mesmo os Caçadores de Mitos provaram cientificamente que os dois poderiam ser salvos. À revista, James Cameron deu uma resposta direta: “A resposta é muito simples. Na página 147 do roteiro está escrito: Jack morre”.

Piadas à parte, Cameron disse “Foi uma escolha artística e acho, sinceramente, que é uma bobagem termos esta discussão 20 anos depois. Mas é bom saber que o Jack é tão envolvente que as pessoas não gostam de saber que ele morre”.

Cameron segue dizendo que o filme não teria sentido se Jack sobrevivesse: “É um filme sobre morte e separação. Ele congelava ou uma viga ia cair em cima dele, ele ia morrer. Isso se chama arte. As coisas em filmes acontecem por razões artísticas e não científicas”.

Com ou sem Jack, Titanic fez US$ 2.2 bilhões nas bilheterias (sendo superado apenas por outro filme de Cameron, Avatar, que rendeu US$ 2.8 bilhões) e venceu 11 Oscar, fato que só tinha sido conquistado anteriormente por Ben-Hur, em 1960.