Cannes

‘Top Gun – Maverick’: Tom Cruise é aplaudido de pé por cinco minutos em Cannes

Longa-metragem chega aos cinemas no próximo dia 26 de maio

(Foto: Divulgação)

Mesmo antes de uma única cena de “Top Gun: Maverick” se desenrolar na estreia do filme em Cannes na noite de quarta-feira, os participantes do festival deixaram claro que acham Tom Cruise magnífico.

O ator recebeu uma ovação estrondosa depois que ele foi presenteado com uma “surpresa” Palme d’Or, que genuinamente o pegou desprevenido. Ele havia recebido outra ovação depois de fazer alguns comentários introdutórios espirituosos.

Foi uma extravagância que incluiu a aparição de oito caças soltando fumaça vermelha, branca e azul atrás deles enquanto Cruise e outros membros do elenco do filme olhavam do tapete vermelho abaixo. Essas cores são apresentadas com destaque nas bandeiras francesa e americana, em uma peça de simetria adequada.

O momento foi importante também para celebrar a carreira de Cruise. Tanto no evento quanto na estreia, os participantes foram presenteados com uma montagem de seus maiores sucessos, de “Negócios Arriscados” a “Missão: Impossível”.

Mas era uma celebração que vinha de muito tempo. “Top Gun: Maverick” estava programado para estrear em 2019, antes que os efeitos especiais funcionassem e resultassem em um retrocesso para 2020. Então, o COVID atingiu, embaralhando esses planos, pelo menos por algum tempo.

“Esta é uma noite incrível e um momento incrível… só para ver os rostos de todos”, disse Cruise do palco. “Já se passaram 36 anos desde o primeiro ‘Top Gun’ e tivemos que segurá-lo por anos por causa da pandemia.”

Cruise então chamou o elenco, que incluía Jennifer Connelly, Miles Teller e Jon Hamm, e a equipe executiva da Paramount para se levantarem, enquanto o público aplaudia.

“Este filme foi um sonho”, disse Cruise. “Nós conversamos sobre isso durante as filmagens. Eu só quero ver os rostos de todos. Não há máscaras e estamos em uma sala de cinema. Vou aceitar tudo isso e me sinto muito agradecido. Estamos aqui para você. Eu faço todos esses filmes para todos vocês e sou muito abençoado por fazer o que faço. Aproveite esta noite. Todos vocês fizeram minha vida.”

A multidão do festival interagiu alegremente com o filme durante a exibição, aplaudindo e ofegando com as acrobacias. Uma resposta esmagadora veio quando Val Kilmer, que estrelou como o inimigo de Cruise Iceman no filme original, apareceu em uma cena com Cruise. A exibição terminou com uma ovação de cinco minutos da multidão.