CULTURA GOIANA

Tradição da romaria do Divino Pai Eterno em Trindade vira tema de documentário

Produção borda os preparativos e desafios enfrentados pelos carreiros durante suas jornadas até Trindade

Tradição da romaria do Divino Pai Eterno em Trindade vira tema de documentário
Tradição da romaria do Divino Pai Eterno em Trindade vira tema de documentário (Foto: Divulgação Equipe Altosplanos)

A cultura dos carros de bois e dos muladeiros, parte integrante da Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade, é o foco do documentário “Carreiros, candeeiros e seus carros de bois: Os saberes e fazeres em épicas jornadas à romaria do Divino Pai Eterno em Trindade/Goiás”. O longa-metragem é dirigido por Pedro Diniz e produzido pela Altosplanos Produções Audiovisuais.

A obra aborda os preparativos e desafios enfrentados pelos carreiros durante suas jornadas até Trindade, reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. O filme documenta atividades como a manutenção dos carros de bois, a confecção das matulas, o envolvimento das famílias e a participação na missa dos carreiros.

O projeto teve início em 2014, quando Pedro Diniz começou a registrar imagens e sons do movimento dos carros de bois, resultando nos curtas-metragens “Ainda Existe” (2015) e “A Caminhada da Fé” (2018). A culminação desse trabalho é o longa, lançado no final de 2024.

Desde então, o documentário tem sido exibido em cidades goianas como Posse d’Abadia, Abadiânia, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Alexânia, Olhos d’Água, Ouro Verde e Goiânia. Em janeiro de 2025, novas exibições estão programadas para Abadiânia Velha (17/01), Alexânia (19/01) e a Fazenda do Sr. Vardim, próximo a Pirenópolis (23/01), como parte dos festejos de São Sebastião.

O diretor Pedro Diniz destaca que as exibições são uma contrapartida destinada aos carreiros e suas famílias. Segundo ele, “Recebemos depoimentos muito interessantes após as exibições, e a aceitação está sendo boa. A recepção do filme, voltado aos carreiros, é que eles mesmos já começam a criar a agenda de onde nós vamos apresentar o nosso filme, o filme já virou deles”.