Vangelis, compositor de ‘Carruagens de Fogo’ e ‘Blade Runner’, morre aos 79 anos
Vangelis, o compositor grego mais conhecido por sua assombrosa partitura de sintetizador para “Blade Runner”,…
Vangelis, o compositor grego mais conhecido por sua assombrosa partitura de sintetizador para “Blade Runner”, morreu aos 79 anos, de acordo com a Agência de Notícias de Atenas. Nenhuma causa de morte foi anunciada.
Vangelis, o nome artístico do artista Evangelos Odessey Papathanassiou, era conhecido por sua música eletrônica, ambiente e foi um pioneiro do sintetizador. Vangelis tocou todos os seus próprios instrumentos, incluindo piano e bateria. Vangelis começou como escritor contratado até se tornar membro da banda de rock progressivo Aphrodite’s Child. Seu single, “Rain and Tears”, liderou as paradas em vários países europeus e alcançou o Top 30 do Reino Unido. Mais tarde, ele se tornou uma parte amplamente conhecida da cena pop europeia até que sua música chegou aos EUA. Ele finalmente cruzou depois que uma de suas músicas foi apresentada em um episódio da série “Cosmos” da PBS de Carl Sagan.
Vangelis ganhou o Oscar em 1982 por sua icônica trilha sonora de “Carruagens de Fogo”, que tem perdurado como a melodia absoluta de inspiração, triunfo e força. Ele foi indicado a três Grammys, incluindo uma indicação de Gravação do Ano por “Carruagens de Fogo”. O músico seguiu com sua música distópica para a ficção científica “Blade Runner”. No entanto, sua partitura não foi lançada até 1994 devido a um desentendimento com o estúdio. A Warner Brothers contratou um grupo orquestral, New American Orchestra para regravar adaptações de sua partitura original para lançamento comercial. Foi em 1994 que Vangelis lançou seu próprio trabalho, mas a totalidade da trilha sonora de Blade Runner de Vangelis não estava disponível publicamente até que um box set em 2007 foi lançado para o 25º aniversário do filme. Após Blade Runner, Vangelis passou a fazer trilhas sonoras para filmes como “Antarctica”, “Rebelião em Alto Mar” e “Alexandre”.
Devido à popularidade de sua música de “Carruagens de Fogo”, Vangelis foi convidado a escrever músicas para os Jogos Olímpicos de 2000 e 2004, bem como para a Copa do Mundo de 2002. Ele também compôs balés e produções teatrais, incluindo “The Tempest” e “Medea”.
O lançamento final de Vangelis foi o álbum de 2021, “Juno to Jupiter”. O álbum foi inspirado em uma sonda da Nasa e incluiu áudio do lançamento da sonda e suas funções no espaço. Vangelis era uma lenda no mundo da música eletrônica, desbravando noções do que poderia ser feito em instrumentos como o sintetizador.