VISH

Vegetariano, Paul McCartney culpa consumo ‘medieval’ de morcegos por coronavírus

Embora a origem do vírus ainda não tenha sido determinada, Paul McCartney atacou hábitos alimentares dos chineses

Sem embasamento científico, o cantor vegetariano Paul McCartney culpa consumo 'medieval' de morcegos por coronavírus (Foto: Reprodução)

Em um palpite sem embasamento da ciência, Paul McCartney responsabilizou os açougues chineses pela atual pandemia de coronavírus. Em entrevista a Howard Stern em seu programa de rádio na SiriusXM, Paul McCartney disse: “Eles também podem estar despejando bombas atômicas porque estão afetando o mundo inteiro”.

“Quem é responsável por isso está em guerra com o mundo e consigo mesmo”, completou o músico.

Embora nenhuma origem do coronavírus tenha sido oficialmente determinada, alguns culparam a pandemia aos chamados “mercados úmidos” da China, que vendem animais recém-abatidos.

Na semana passada, mais de 200 grupos de conservação em todo o mundo assinaram uma carta aberta pedindo à Organização Mundial da Saúde (OMS) para forçar o fechamento de mercados onde a carne selvagem é vendida para consumo.

Stern trouxe o assunto dos mercados a Paul McCartney, que é um defensor público dos direitos dos animais e vegetarianos há décadas.

“Eu realmente espero que isso signifique que o governo chinês diga: ‘Ok, pessoal, precisamos realmente ser super higiênicos por aqui'”, disse Paul McCartney. “Vamos ser sinceros, é um pouco medieval comer morcegos.”

“Eles não precisam de todas as pessoas que estão morrendo. E para que serve? Todas essas práticas medievais. Eles só precisam rever seus atos. Isso pode levar a isso. Se isso não acontecer, não sei o que será”, acrescentou Paul McCartney.

De acordo com a própria OMS, não existe nenhuma comprovação científica de que a Covid-19 veio dos animais.

A informação é endossada pelo Ministério da Saúde no Brasil. Embora pesquisadores chineses suspeitem que o vírus tenha se originado entre morcegos, a hipótese ainda carece de maiores investigações.

Diante disso, surgiram diversos vídeos e fotos falsos responsabilizando os morcegos e o consumo da sua carne pela pandemia.