Cinema

Velho Logan e Laura: quem é quem no novo filme do Wolverine

Se você ficou meio perdido com o novo filme do Carcaju, explicamos tim-tim por tim-tim

Logan é um filme muito bacana. O novo filme dirigido e escrito por James Mangold redime o Wolverine de seus outros dois filmes solos ruins e é uma despedida honrável para Hugh Jackman e Sir Patrick Stewart de seus personagens.

Porém, muita coisa no filme pode parecer estranha ou passar batida pra muita gente. Quem é Laura? Quem é Caliban? Por que o Logan está morrendo? Embora o filme tenha muito conteúdo original, tudo isso foi tirado diretamente dos quadrinhos.

Portanto, se você quer saber mais, separamos aqui algumas explicações e referências nas HQs para você entender direitinho quem é quem no novo filme da Fox.

O Velho Logan

Logan é baseado especialmente em duas minisséries Marvel, sendo a principal delas O Velho Loganescrita por Mark Millar (autor de Kick-Ass) e lançada em 2008. As semelhanças estão no personagem: Logan está velho, barbudo, grisalho e coberto de cicatrizes.

O adamantium em seus ossos está se degradando. Seu poder de cura não funciona bem como antes. Ele manca e sente dores constantemente e há algumas referências sobre o poder de regeneração estar ajudando a proliferar um câncer incurável.  Outra semelhança é a necessidade de Logan fazer uma longa viagem contra a sua vontade.

Já o de diferente é todo o resto. Ao contrário do filme, que se passa em um futuro próximo, a minissérie se passa em um futuro pós-apocalíptico em que os vilões venceram. Os poucos heróis de sobraram mudaram de lado, enlouqueceram ou foram quebrados física e/ou mentalmente.

Na trama, Logan está nesta última categoria. Ele vive uma vida quieta com filhos e esposa e fica de cabeça baixa para manter todos vivos. Tudo muda quando o Gavião Arqueiro, agora cego, bate à sua porta e encomenda seus serviços para ajudá-lo a entregar um pacote misterioso.

Tirando toda a parte Marvel, o enredo central da minissérie é uma releitura de Os Imperdoáveis, de Clint Eastwood. A arte é de Steve McNiven e a violência é brutal.

Laura

A outra minissérie importante está aqui. Nas HQs, a pequena e fatal Laura é conhecida como Laura Kinney e seu codinome é X-23. Ao contrário do filme, a experiência que dá vida à Laura não quer criar diversos mutantes, mas apenas um clone do Wolverine.

O programa é encabeçado pela doutora Sarah Kinney que, após 22 experimentos fracassados, é bem-sucedida na tentativa seguinte, daí seu nome. Toda essa origem da personagem é apresentada na minissérie X-23: Inocência Perdida de 2004 e em sua sequência direta X-23: Alvo X.

Nas HQs, quem salva Laura é a própria doutora Sarah. Conforme a menina cresce, ela se apega à criança que, desde cedo, já começa a ser usada em missões reais de extermínio. Ao contrário de Wolverine, assim como no filme, ela só possui adamantium nas suas garras e não em todo o esqueleto. E sim, ela têm garras nos pés.

Laura é, na verdade, um clone imperfeito de Logan, feito usando o DNA dele com o da doutora Sarah. Antes de fugir, Sarah morre, mas dá um nome para a filha e explica como encontrar a Mansão Xavier.

A personagem cresceu em popularidade nas HQs, aparecendo em várias revistas X-men, incluindo a X-Force e ganhou mesmo um título próprio em 2010. Uma curiosidade interessante é que a X-23 não nasceu nas HQs: a personagem foi introduzida no desenho animado X-men: Evolution. Sua popularidade fez com que ela fosse incorporada ao Universo Marvel.

Caliban

Embora a adaptação de Caliban em Logan seja bastante fiel, o personagem é muito mais monstruoso nas HQs. Introduzido em 1981, ele é líder dos Morlocks, mutantes de má aparência que vivem nos esgotos de Nova York, alguns deles por não aguentarem a luz do sol.

O personagem teve aparições frequentes durante a era Claremont, considerada a mais marcante dos X-men, entre os anos 1980 e 1990. Ele chegou mesmo a aparecer naquele famoso desenho animado com a música chiclete.

Caliban em sua fase heróica pós-Cavaleiros do Apocalipse

Já nos cinemas, Logan marca sua participação mais importante, mas não sua estreia: Caliban faz uma pontinha em X-men: Apocalipse. No filme, ele é chefe de Psylocke, mutante que logo depois se torna um dos Cavaleiros do super-vilão.

Nas HQs foi ele quem virou um Cavaleiro de Apocalipse, perdendo sua forma franzina para se tornar um monstro enorme. Essa forma perdurou por mais de uma década: de vilão ele passou a ser herói da X-Force nos anos 1990 e depois acabou morrendo.

James Howlett

Em um dado momento do filme, Logan se apresenta como James Howlett. Ele na verdade não está mentindo: este é seu nome verdadeiro. Toda a história sobre os Howlett pode ser conferida na minissérie Origem, de 2001.

Nela é possível ver toda a infância de Logan no Canadá e como ele descobre seus poderes mutantes. A minissérie continua na HQ mensal já encerrada Wolverine: Origens na qual Logan redescobre por partes todo o seu passado.

Donald Pierce e Zander Rice

O doutor Rice realmente é o doutor responsável pelo programa que cria a X-23 e seu pai realmente trabalhou na Arma X. Ele aparece brevemente em Inocência Perdida e é morto no final pela pequena Laura. A única diferença das HQs para o filme é que nas revistas Rice é significativamente mais jovem.

Já Pierce, o líder dos Carniceiros, é um vilão meio mal-aproveitado do filme. Nas HQs, ele era um riquinho racista e mimado até cruzar o caminho de Cable. O mutante (que vai aparecer no próximo filme do Deadpool) arranca-lhe o braço, mas ele sobrevive.

Cheio de rancor, ele se junta a grupos de ódio contra mutantes e gasta parte da sua fortuna se transformando em um ciborgue. Ele então usa seu poder e sua influência para criar os Carniceiros, um grupo de mercenários de elite especializados em caçar e matar mutantes.

Ele chegou a ser uma ameaça séria para os X-men em alguns momentos e até teve uma revanche contra Cable. Atualmente ele está morto após um combate com o mutante Sebastian Shaw.

Agora

E como estão Laura, Logan e Caliban nas HQs atualmente? Olha, as notícias não são boas.

A versão comum do Wolverine está morta, embora deva voltar em algum momento. Já o Velho Logan foi transportado da sua realidade alternativa para a realidade padrão da Marvel e segue tendo aventuras solo e ao lado dos X-men.

Já a X-23 assumiu o manto do falecido Wolverine, inclusive seu uniforme, e agora é a heroína da revista com esse nome. Por fim, Caliban foi ressuscitado por uma bruxa malvada e atualmente voltou a ser vilão sob este domínio.

Marvel agora: Velho Logan, X-23 como Wolverine e Caliban vilão