‘Verdades Secretas 2’ é criticada na web e comparada a ‘Cinderela Baiana’
Segunda parte da novela de Walcyr Carrasco não tem agradado o público e a crítica
‘Verdades Secretas 2’ vem sendo bastante criticada desde que estrou no Globoplay. As críticas partem do público, que esperava uma “temporada” com a qualidade – já questionável – da primeira parte, e da crítica especializada. Texto raso e cenas de sexo sem propósito são apenas alguns dos defeitos apontados. Agora, a novela de Walcyr Carrasco chegou ao fundo do poço: o site Notícias da TV comparou a obra ao filme ‘Cinderela Baiana’, estrelado por Carla Perez em 1998.
O jornalista Guilherme Machado taxou o folhetim de “vergonha alheia”, recheado de cenas aleatórias, ridículas e constrangedoras.
Outras críticas são referentes à forma estereotipada como sadomasoquismo é tratado. O personagem de Gabriel Braga Nunes é adepto de BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo), numa trama repleta de cafonagem e desserviços, como é de costume do autor.
Patrícia Kogut, colunista do jornal O Globo, também já deu suas notas zero para ‘Verdades Secretas 2’. Ela detonou os erros na novela, a forma que o autor fala com o público e até a iluminação das cenas.
“Dá para entender a escolha artística. Mas o filho da Angel fazendo exames importantes na penumbra e personagens cozinhando no breu é estranho”, criticou.
Logo no primeiro capítulo, o público criticou uma situação totalmente inverossímil: depois de cinco anos, a lancha em que Alex morreu foi vasculhada. Nela, foi encontrado um projétil da arma que Angel havia disparado. O objeto permaneceu todo esse tempo invisível?
Texto pobre
Nunca é esperado muita qualidade de um texto de Walcyr Carrasco. Ele já assinou, por exemplo, as esquecíveis ‘Morde e Assopra‘ (2011), ‘A Dona do Pedaço‘ (2019), ‘Sete Pecados‘ (2007) e ‘Caras e Bocas‘ (2009).
Nome forte na Globo, o novelista é um dos poucos, senão o único, a entregar obras para qualquer horário da emissora destinado às novelas. Seja com suas tramas rurais e repetitivas às 18h, seja com histórias cheias de reviravoltas mirabolantes às 21h.
++ Ator revela truque para gravar beijo grego em ‘Verdades Secretas 2’
Walcyr é conhecido por escrever tramas populescas e com diálogos explicativos e forçados, duvidando da inteligência do público. Não poderia um autor com tamanha experiência e bagagem conciliar o popular com algo mais complexo? João Emanuel Carneiro (Avenida Brasil, Da Cor do Pecado, A Cura) poderia dar algumas aulas.
Mesmo com os inúmeros defeitos, Walcyr Carrasco consegue por diversas vezes atingir seu objetivo, que é simplesmente alavancar a audiência da emissora com novelas que qualquer criança de sete anos consegue acompanhar. ‘Alma Gêmea‘ (2005), ‘Chocolate com Pimenta’ (2003), ‘Êta Mundo Bom’ (2016) e ‘O Outro Lado do Paraíso’ (2018) são alguns exemplos.
Faltou o autor empregar um pouco de seriedade e inteligência em ‘Verdades Secretas 2‘.